Coluna-Ponto-de-Vista-1

Ginásio São Gabriel completa 17 anos

Nesse dia 12 de março, a Escola Municipal Ginásio São Gabriel completa 17 anos de municipalização. A data foi lembrada com uma homenagem nas redes sociais, sem comemorações externas em virtude dos protocolos sanitários de Bandeira Preta do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado contra o Covid-19.
Durante décadas, o prédio abrigou uma instituição de ensino particular, mantida pela Congregação dos Irmãos Maristas, fundada há 204 anos pelo padre Marcelino José Bento Champagnat (1789-1840), canonizado em 1999 pelo papa São João Paulo II, e implantada em São Gabriel na década de 30, na gestão do então prefeito Antônio Coimbra Gonçalves, avô do atual prefeito Rossano. Em 2003, com a queda abrupta do número de alunos pagantes, a instituição decidiu deixar o município, colocando a escola à venda e iniciando negociações com grupos escolares privados. Em seu segundo mandato na época, o prefeito Rossano Gonçalves tomou a dianteira nas negociações e a escola foi adquirida por R$ 1 milhão, em valores parcelados. A escola foi inaugurada em 12 de março de 2004, e desde então é um labotarório para implantação de melhorias pedagógicas que, logo em seguida, são estendidas a todas as escolas municipais.
Atualmente, a Escola Ginásio São Gabriel é a maior escola da rede municipal de ensino, com 900 alunos, 13,04% dos 6900 alunos das escolas administradas pelo Município. Neste período de pandemia, a escola presta um serviço essencial à Saúde Publica, sediando em seu Ginásio Desportivo Champagnat o Posto Avançado de Diagnóstico de Covid-19, conhecido como “Gripão”. 
“A municipalização do Ginásio São Gabriel é um exemplo das ações bem-sucedidas dos governos de Rossano na área da Educação, que não por acaso é um orgulho da comunidade gabrielense”, destaca o secretário Edjor Borges.

Um comentário:

  1. Parabéns querido Ginásio onde meus irmãos estudaram e também faziam parte da Banda Marcial quando ainda era dos Irmãos Maristas!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.