Coluna-Ponto-de-Vista-1

Jornal O Imparcial completa 90 anos

Um dos jornais mais tradicionais do RS completou 90 anos nesta terça-feira, 24. O jornal O Imparcial, que desde 1986 é dirigido por Carlos Vieira Gonçalves (Seu Carlinhos) é uma verdadeira escola para os mais variados profissionais do jornalismo local. Difícil não encontrar nomes do jornalismo gabrielense que não tenham dado seus primeiros passos pelo tradicional veículo de comunicação, dentre eles, o Diretor do Coluna Ponto de Vista, Anderson Almeida, que passou pelo jornal de 2004 a 2009, começando como diagramador, colunista e se tornando um dos mais jovens editores do jornal.
"Tenho um grande carinho e respeito pelo seu Carlinhos, visto que o profissional que sou devo muito a ele. Como esquecer das dicas, conselhos e, principalmente, da metodologia de trabalho, pautada na cautela e no respeito, especialmente em matérias policiais. De lá saí em 2009, para empreender em outros projetos, porém, sigo com as portas abertas e, sobretudo, feliz pelas amizades que construí por lá, seja da Gleoci Maciel (secretária), Carla Gonçalves (diagramadora) e da querida família de seu Carlinhos, a qual tenho grande respeito e carinho, além de toda a equipe de retaguarda que por lá atua", destaca.
O Imparcial, em 24 de março de 1991, durante as comemorações do seu 60º aniversário, recebeu uma das mais expressivas homenagens, um “Monumento”, instalado na Praça Dr. Fernando Abbott, ao lado da estátua de seu fundador José Sampaio Marques Luz. 
Esta homenagem teve origem de uma proposição do então vereador Caio Flavio Lopes Rocha, sancionada pelo Prefeito Dr. Eglon Meyer Corrêa. Neste ano, o mesmo monumento passou por um processo de restauração. Na reforma realizada pela Prefeitura, foi referenciada a comemoração dos 90 anos. 
No último dia 15 de março, o Poder Legislativo de São Gabriel aprovou, por unanimidade, a concessão de Voto de Louvor ao “O Imparcial” pelos seus 90 anos de existência. A proposta é de autoria do vereador Sildo Cabreira (PDT), líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores. O vereador disse que a honraria deve-se a relevância do jornal na história do jornalismo gaúcho e brasileiro. 
Com 90 anos, O Imparcial é o 11º jornal mais antigo do Estado do Rio Grande do Sul.

HISTÓRIA
O jornal foi fundado em 24 de março de 1931 por Sampaio Marques Luz. E foram muitas fases. Inicialmente, era feito letra por letra e ao inverso. Mesmo assim, circulava diariamente. O primeiro período durou 29 anos, de 1931 a 3 de abril de 1961, quando faleceu seu fundador. O jornal passou a ser administrado por Rui Barros (falecido em setembro de 2020), que o manteve por um período de 12 anos. Em 1973, O Imparcial foi vendido para Erasmo José Dias Chiappetta.
Neste período, o jornal passou a ser impresso pelo Sistema Linotypo, com moldes fundidos em chumbo e fotos em clicheria. Este período teve uma duração de 13 anos. Em 1986, os empresários Carlos Vieira Gonçalves e Elson Ilha de Macedo compraram a empresa. 
A partir desta data, O Imparcial entrou na era da informática. Durante essa trajetória de 90 anos, O Imparcial vem registrando a história de São Gabriel e alguns dos principais fatos ocorridos no mundo. O Coluna Ponto de Vista deseja muitos e muitos anos de vida ao nosso querido O Imparcial.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.