Coluna-Ponto-de-Vista-1

Live marca os 30 anos do Conselho Municipal de Educação de São Gabriel

No último sábado, 27, no youtube, foi realizada uma live alusiva aos 30 anos do Conselho Municipal de Educação de São Gabriel.
Estiveram presentes os atuais conselheiros, o Vereador Sildo Cabreira (representando o Poder Legislativo), o Secretário Municipal de Educação, Edjor Lopes Borges (Jojô), a Ex-Presidente, Professora Rozane Maria Maciel e a Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul - UNCME-RS, Fabiane Bitello.



O Conselho Municipal de Educação é o órgão representativo da comunidade escolar e da sociedade civil, de caráter deliberativo, normativo, consultivo, propositivo, mobilizador, fiscalizador, de acompanhamento e controle social no que se refere ao cumprimento das normas legais do Sistema Municipal de Ensino. Durante este período, foram presidentes:

Luiz Eron Rodrigues Moreira (in memoriam): iniciou a história do CME/SG, pois foi o primeiro Presidente entre 1997 a 1999;

Lizete Pedrozo Machado: Presidente no período de 2002 a 2006, que foi responsável pela criação do Regimento Interno e a Lei do CME.

Janaína Müller Faria: do período de 2006 a 2008, que realizou diversos requerimentos e viu suas preocupações se tornando realidade anos mais tarde;

Ana Paula Scipione Capiotti: de 2009 a 2011, que aproximou o CME da Região da AMFRO, denominado de Associação dos Municípios da Fronteira Oeste;

Jorge Vanderlei Carvalho Silva: de 2013 a 2016, que implementou o Sistema Municipal de Ensino, a partir de muitas mobilizações de diversos segmentos e, também, com o apoio do Professor Sildo Cabreira;

Rozane Maria Maciel da Silveira: no ano de 2017, sempre muito atuante como conselheira, deu continuidade ao trabalho do colegiado, principalmente reforçando sobre a importância dos Conselhos Escolares.

Desde 2018 o CME/SG é presidido pela Professora Larissa Gräff. Atualmente o colegiado é referência na região e no Estado, onde Coordena os CMEs da Região da AMFRO (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste) e integra a Diretoria Executiva da UNCME-RS (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul).
A história do CME/SG, foi apresentada através de uma linha do tempo, narrada pelos atuais conselheiros, elaborada através dos registros em atas e relatos de ex-conselheiros.
Ao término da live, foi cantado os parabéns ao Conselho Municipal de Educação de São Gabriel pelos 30 anos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.