Coluna-Ponto-de-Vista-1

Ato marca o Dia do Orgulho LGBTQIA+ em São Gabriel

No dia de ontem, 28, foi comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. E uma ação doVereador Moisés Marques - Pai Moisés, Líder da Bancada do PL, marcou a data.
Segundo Moisés, dados parciais do Boletim 01/2021 da ANTRA (Associação Nacional de Transexuais e Travestis), indicam que assassinatos contra pessoas trans estão acontecendo mais precocemente, contra vítimas cada vez mais jovens e com maior violência, seguindo com números altos apesar da pandemia.
Em 2020, a ANTRA registrou um número recorde de assassinatos contra travestis e mulheres trans - um total de 175 casos foram mapeados, contra 44 nos Estados Unidos.
Já em 2021, nos quatro primeiros meses, enquanto nos EUA foram 19 pessoas trans assassinadas, no Brasil, chegamos a triste marca de 56 assassinatos – sendo 54 mulheres trans/travestis e 2 homens trans/Transmasculinos.
São inúmeros os casos que apresentaram requintes de crueldade e uso excessivo de força, e espancamentos - indicativos de se tratarem de crimes de ódio.
"Nos tempos pós modernos em que vivemos, temos que saltar os olhos para estas questões, pois a nossa sociedade não comporta mais estas questões de ódio e violência em razão de condições sexuais. Não é admitido que hajam casos de homofobia e preconceito pois pessoas e famílias sofrem e choram com estas situações, devemos ter empatia, respeito e refletir sobre nossas ações e falas", destacou.
Durante o evento, foi prestado orientações, entregue panfletos informativos sobre a temática LGBTQIA+ e os interessados obtiveram informações afim de auxiliar na troca de seus nomes, perante os cartórios, conforme a Lei que já ampara aqueles que se identificam com nome e gênero diverso daquele que foi registrado.
O evento ainda contou com a participação do vereador Renato Silveira, também ativista da causa, bem como também contou com a visita e o apoio dos vereadores Jana França, Elson Teixeira, Rodrigo Cardoso, Pepeka Bertazzo e Kiko Lopes.
Ainda participaram, a Professora Maria Amália de Moura, Professora Silvia dos Santos, Professora Helena Ledi, Professor e ativista da cidade de Rosário do Sul, Fábio Rosa e o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, André Foccaccia, além do público em geral.
O evento representou um marco em nossa cidade, bem como no Poder Legislativo local representando o orgulho, o respeito e a temática LGBTQIA+.
Por fim, o Vereador Moisés disse que continuará sempre com seu gabinete de portas abertas para toda comunidade e aqueles que necessitarem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.