Coluna-Ponto-de-Vista-1

20 de setembro: CTM decide que não haverá Desfile Tradicionalista

São Gabriel não terá desfile tradicionalista no dia 20 de setembro. A decisão - anunciada um dia após o governo do Estado liberar a realização do evento, mas deixar a posição final para os municípios - foi divulgada pelo prefeito Rossano Gonçalves durante o lançamento da 86ª Exposição Feira Agrocupecuária de São Gabriel e 24ª edição da Estância da Canção Gaúcha, na noite de quinta-feira (19), no Salão de Vidro do Parque de Exposições Assis Brasil.
A decisão acontece após deliberação, por voto das entidades presentes à reunião da Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), com 14 votos contra zero que entenderam não haver garantia de segurança para toda a população, o que foi comunicado pela patronagem da Coordenadoria e acatado pelo Poder Executivo.
"Decisão madura, tomada pela CTM, que consultou os patrões dos CTG’s e PTG’s no tocante a realizar ou não o desfile. Vem ao encontro do que pensávamos. Não é o momento de expormos, porque nós temos uma tradição muito grande (um evento que reúne de dois a três mil cavalarianos e 15 a 20 mil pessoas). E como vamos conter, impedir e pedir para que não se aglomerem, que as pessoas não saiam para as ruas? É a maior comemoração do nosso Rio Grande do Sul. Como você vai impedir que alguém vá aplaudir o seu familiar, a patroa ou o patrão? É a festa mais bonita. Não tem como", comentou o prefeito, explicando que, para coibir os excessos, a Prefeitura, junto com a CTM, decidiu não realizar o evento.
A patroa da Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), Cátia Cavalheiro, ressalta que, mesmo sem o desfile, haverá a abertura da Semana Farroupilha no dia 11 de setembro, com apresentações artísticas no Galpão da CTM no Parque Rincão das Carretas, e até o dia 20, as rondas nas 19 entidades, cinco das quais terão permissão para realizar almoços e jantares, com a observância dos protocolos sanitários vigentes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.