Coluna-Ponto-de-Vista-1

Começam as reuniões dos Narcóticos Anônimos em São Gabriel

Desde a última sexta-feira, 6, acontecem em São Gabriel, as reuniões de recuperação semanais dos Narcóticos Anônimos (NA).
As reuniões ocorrem todas as sextas-feiras, às 20 horas, no Círculo Operário Gabrielense, localizado na Praça Camilo Mércio. 
A maioria das reuniões de NA costuma ser “fechada”, porém, como o grupo é novo na cidade, as reuniões no mês de agosto ocorrerão no formato “aberta”, ou seja, qualquer pessoa pode assistir.
Narcóticos Anônimos (NA) é uma organização internacional sem fins lucrativos de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. NA surgiu na década de 50 no sul da Califórnia e espalhou-se por todo o mundo, estando hoje em mais de cem países e realizando aproximadamente 70 mil reuniões semanais de recuperação, em mais de 50 idiomas diferentes. 
Os membros de NA aprendem uns com os outros, através da identificação, do exemplo e da empatia, a viverem livres das drogas e a se recuperarem dos efeitos da adicção em suas vidas. Este é um programa de total abstinência de todas as drogas, inclusive o álcool.
Qualquer pessoa que queira parar de usar drogas (incluindo o álcool) pode se tornar um membro de NA, independentemente do tipo ou combinação de drogas que usou. Não há matrículas nem taxas, bem como não há restrições sociais, religiosas, econômicas, étnicas, sexuais ou de qualquer outra natureza. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar. Cabe repetir: NA é um programa gratuito de recuperação.
A principal abordagem da recuperação em NA é a ajuda de um adicto a outro. 
Nas reuniões, os membros compartilham suas experiências e desafios na recuperação da adicção às drogas. Mais recentemente a própria medicina já reconhece e indica a frequência regular a grupos de mútua-ajuda como uma eficiente ferramenta de apoio à recuperação. 
 
A base do Programa de NA são os Doze Passos de Narcóticos Anônimos. Eles são um conjunto de princípios espirituais que podem ser aplicados na vida diária, no cotidiano. Contudo, NA não é uma organização religiosa, e não exige nenhum sistema de crenças específico. Da mesma forma, não é filiado a nenhuma outra organização, centro de tratamento ou instituição penal. Não tem conselheiros, profissionais ou terapeutas, nem oferece ou recomenda serviços médicos, sociais ou clínicas de desintoxicação. NA mantém uma postura de neutralidade em relação a qualquer assunto de fora da irmandade.
A maioria das reuniões de NA são realizadas semanalmente no mesmo horário e lugar, geralmente em um local público e de fácil acesso. Existem dois tipos básicos de reuniões: aquelas que são abertas ao público em geral e aquelas fechadas ao público (somente para adictos). A função de qualquer reunião é sempre a mesma: proporcionar um ambiente adequado e confiável para a recuperação pessoal dos membros da irmandade.
 
Anonimato
A premissa básica do anonimato permite que os adictos participem das reuniões sem medo de repercussões legais ou sociais. Esta é uma consideração importante para um adicto que pensa em ir a uma reunião pela primeira vez. O anonimato também proporciona uma atmosfera de igualdade nas reuniões. Isso ajuda a assegurar que nenhuma personalidade ou circunstância do indivíduo seja considerada mais importante do que a mensagem de recuperação partilhada em NA.
Os primeiros registros de reuniões de NA no Rio Grande do Sul datam da segunda metade dos anos oitenta. Começando na capital (Porto Alegre), os grupos foram se multiplicando pelo interior do Estado, e hoje, estão em torno 100 grupos espalhados pelo Rio Grande do Sul.
Embora não haja um "medidor de êxito" ou acompanhamento formal da recuperação dos seus membros, a experiência de décadas no mundo todo demonstra que os adictos que frequentam as reuniões regularmente e têm um envolvimento ativo com o Programa mantém-se limpos por longos períodos de tempo, perdem a vontade de usar drogas e encontram uma nova maneira de viver.
Se você que está lendo esta matéria conhece alguém que pode estar enfrentando algum problema com drogas (incluindo o álcool) ou se você mesmo está passando por este momento, saiba que existe uma saída. Considere ir a uma reunião. Este Programa oferece esperança. Tudo o que você precisa trazer consigo é o desejo de parar de usar e a disposição de experimentar esta nova maneira de viver, limpo, livre das drogas, um dia de cada vez. 
Mais informações podem ser encontradas no site do NA, redes sociais, ou em números de linha de ajuda: (51) 3333 3550, (51) 99633.3550 e (54) 99122.0060 (Região da Serra).
 
@na.org.br (instagram)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.