Coluna-Ponto-de-Vista-1

Credenciamento da Oncologia ao SUS em fase final em Brasília

Transcorridos 30 dias do encontro entre o prefeito Rossano Gonçalves e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para corrigir entraves burocráticos no credenciamento do Centro de Oncologia Marina Ramos junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, o processo encontra-se em Brasília, em etapa final, junto à Controladoria da Secretaria Nacional de Atenção Especializada, no Ministério da Saúde. A informação é do Serviço de Gestão da Atenção Especializada, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, na capital do Estado.
Segundo a Coordenadora da Gestão de Atenção Especializada da SES-RS, médica oncologista Scheila Schuch Ferreira, já foi remetido à Brasília o parecer positivo da Comissão Intergestores Bipartite, e agora o processo está aguardando o parecer da Controladoria de Atenção Especializada para despacho final do Secretário Nacional de Atenção Especializada do SUS, traumatologista Sérgio Yoshimasa Okane, e do ministro da Saúde Marcelo Queiroga.
O prefeito Rossano Gonçalves destaca a relevância dessa luta de toda a comunidade, defendida por ele desde antes da posse como prefeito eleito no quarto mandato, em 2016, e desde a abertura do serviço de oncologia da Santa Casa de São Gabriel, em maio de 2019. Atualmente, o Centro de Oncologia Marina Ramos atende conveniados do IPE Saúde e particulares. 
"Hoje, cerca de 160 pacientes de São Gabriel, que fazem quimioterapia, deixarão de percorrer 600 quilômetros para realizar tratamento em Uruguaiana. Além disso, a Oncologia da Santa Casa de São Gabriel receberá pacientes de outros cinco municípios da região", comemora o prefeito. 
Os municípios beneficiados serão Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul e São Gabriel.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.