Coluna-Ponto-de-Vista-1

Raniere apresenta proposta para primeiros socorros em recém-nascidos

A Câmara de Vereadores aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira, 14, o Anteprojeto de Lei, de autoria do vereador Raniere Moreira (Democratas), que busca dar orientação e treinamento aos pais ou responsáveis sobre atendimento de primeiros socorros aos bebês recém-nascidos. Um anteprojeto não tem força de lei, mas serve como sugestão para que o Poder Executivo implante a proposta no município.
O treinamento seria em forma de um curso rápido aplicado por profissionais da saúde nos hospitais e maternidades, logo após a alta do bebê, assim como seriam disponibilizados material impresso e certificado de participação fornecidos gratuitamente.
O vereador argumenta que, segundo especialistas, é comum o engasgamento com líquidos, leite materno, saliva e até mesmo a aspiração de corpo estranho em bebês menores de um ano de idade, sendo considerado um evento potencial de fatalidade. Para ele, muitos pais ficam sem saber o que fazer nestes momentos.
“São diversos os registros de ocorrência neste sentido. Manobras como, por exemplo, a manobra de Heimlich tem fácil aplicação e são muito eficientes, mas devem ser aplicadas imediatamente. Desta forma, ter alguém no momento do ocorrido com conhecimento para prestar o socorro pode evitar a morte por asfixia ou ainda a passagem de alimento para o sistema respiratório, o que pode ocasionar infecções”, afirma Raniere. A matéria agora segue ao Poder Executivo para análise.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.