Coluna-Ponto-de-Vista-1

Seminário debate políticas e ações da causa animal em São Gabriel

Na tarde desta segunda-feira (4), São Gabriel teve a realização do 1º Seminário da Causa Animal, organizado pela vereadora Jana França - do Podemos - ativista e representante da causa no Poder Legislativo. O evento contou com a participação de duas expoentes conhecidas no interior do Estado, a vereadora de Bagé Beatriz Souza (PSB) e a policial civil e presidente do Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA), Patrícia Coradini.


O evento foi iniciado com a reprodução de uma palestra do magistrado e professor da Universidade Federal do Paraná, Vicente de Paula Ataíde Júnior, precursor do Direito Animal no País. Beatriz e Patrícia relataram as experiências que deram certo na Rainha da Fronteira, considerada referência na proteção animal, tanto no âmbito Legislativo, com implantação de leis municipais e políticas, como na esfera criminal, com a implantação do Cartório Especializado e das ações do NBPA, presidido por Patrícia em Bagé, que foi agraciada com o título de cidadã bageense pela própria Beatriz.


Por conta destas ações, Bagé é considerada referência na proteção animal, com políticas e ações, além de também ter dado origem a Lei que proibiu as corridas de galgos no Estado, após denúncias atendidas pela Polícia e órgãos de proteção animal. 
A policial Cristiane Sampaio, do Cartório Especializado de São Gabriel, falou sobre os trabalhos e também orientou como denunciar casos de maus-tratos. No evento, também se debateu a eficácia da "Lei Sansão", sancionada no ano passado pela Presidência da República e que tornou mais graves os crimes contra animais.
O evento teve ainda a presença da vereadora Mirela Biachi (PDT), de Caçapava do Sul e por videoconferência, do também vereador Cris Moraes (PV), de Canoas, ambos ativistas da causa animal, além de autoridades, vereadores gabrielenses e protetoras. A vereadora Jana França agradeceu a participação de todos para este debate que precisa se fazer presente em nossa comunidade.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.