Coluna-Ponto-de-Vista-1

Edilberto Bérgamo é indicado em três categorias ao Prêmio Açorianos de Música 2021

O músico Gabrielense Edilberto Bérgamo foi indicado, recentemente, em três categorias ao Prêmio Açorianos de Música 2021 com o álbum “Chamamé”, em parceria com o artista Bageense Guilherme Collares. 
Bérgamo recebeu indicações do gênero regional como melhor compositor, melhor instrumentista e elhor álbum do ano.
A cerimônia de entrega ocorrerá nesta segunda-feira, 22, a partir das 20h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico).
O Prêmio Açorianos é uma premiação concedida pela Prefeitura de Porto Alegre, através de sua Secretaria de Cultura, para os melhores do ano nas áreas de música, teatro, dança, literatura e artes plásticas e é considerado o mais importante prêmio cultural do estado do Rio Grande do Sul.

SOBRE O DISCO:

O disco Chamamé, uma parceira com composições de Edilberto Bérgamo e Guilherme Collares, que foi gravado nos Home Estúdios Costa do Camaquã (Bagé) e Santa Tecla (São Sepé), durante o ano de 2021. 
Os violões, guitarrón e vozes foram gravados por Guilherme Collares, as cordeonas e vozes por Edilberto Bérgamo e bandoneon e baixo por Rodrigo Collares. 
O disco, contém onze composições que abrangem as mais diversas nuances do ritmo conhecido como “chamamé”, desde suas raízes em Corrientes (Argentina) à sua difusão por quase toda bacia platina e mesmo Paraguai e Pantanal do Mato Grosso. 
Embora as dificuldades da gravação à distância, esse disco prova que é possível desenvolver trabalhos à distância, desde que aproveitadas as conveniências das tecnologias disponíveis nos dias de hoje. Chamamé é fruto de muitos anos de pesquisa desses dois compositores que já possuem um trabalho anterior, denominado Recuerdo, e diversas composições em festivais nativistas do Rio Grande do Sul e músicas gravadas pelos mais importantes intérpretes de nosso cancioneiro. 
Chamamé deve ser ouvido com a sensibilidade e de ouvidos abertos à novas nuances musicais e poéticas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.