Coluna-Ponto-de-Vista-1

Programa Papo de Responsa é apresentado ao plenário do Legislativo

O programa da Policia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Papo de Responsa, foi apresentado aos vereadores e a comunidade gabrielense na manhã desta terça-feira. As policiais Cristiane Sampaio e Ana Lúcia Salvadé explicaram os trabalho que são realizados junto às escolas do município e como uma entidade ou instituição pode solicitar a palestra em seu estabelecimento.
Neste período de diminuição das restrições de distanciamento social e a aproximação do verão, período em que os jovens saem mais às ruas durante à noite, os índices de ocorrências já começaram a apresentar um aumento significativo, motivo pelo qual os vereadores levantaram o assunto em pauta. A apresentação do programa chegou ao presidente da casa, Claudiomiro Borges (PL), através do vereador Kiko Lopes (Patriota).

Para solicitar o papo de responsa, a escola ou estabelecimento precisa seguir três passos: acessar o link ou QR Code no instagram @papoderesponsarsoficial, preencher a ficha e aguardar a confirmação, que é realizada pela coordenadoria do programa em Porto Alegre.
O programa busca um papo aberto e descontraído com os jovens, “o objetivo principal é promover uma reflexão entre os jovens que se encontram em maior situação de vulnerabilidade da nossa cidade e mostrar para ele que existe outro caminho longe das drogas e da violência. A gente sabe de tudo o que acontece, porque lidamos com isso diariamente. A desestruturação das famílias não é fácil de lidar, mas a chave de tudo está na educação”, afirmou Cristiane.
A metodologia abordada também estende a conversa aos professores e pais de alunos, no sentido de colher informações e orientar os responsáveis em como abordar esse tema com os jovens.
Já Ana Lúcia ressaltou que o projeto não é exclusivo para atendimento nas escolas, que ele é extensivo às empresas e entidades. 
“Existem muitos casos de violência doméstica, estupros, furtos, receptação de drogas, a questão dos assentamentos, então é muita coisa que pode ser trabalhada aqui em São Gabriel, pois o programa é muito abrangente”, concluiu.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.