Coluna-Ponto-de-Vista-1

UTI Covid: Provedor se manifesta e diz que fechamento foi informado à Secretaria de Saúde. Prefeitura quer saber o que será feito para reabrir unidade

O fechamento da UTI Covid da Santa Casa teve mais um episódio na tarde de hoje, 26. A reportagem do Coluna Ponto de Vista conversou com o Provedor Cilon Siqueira para saber a respeito e sobre as cobranças feitas pelo Prefeito Rossano Gonçalves.
Siqueira informou que os referidos questionamentos já foram respondidos em ofício enviado ao prefeito, onde em um deles informa que desde o dia 1º de novembro a UTI Covid está fechada e que o fato teria sido informado em ofício à Secretaria de Saúde, bem como aos demais órgãos estaduais, que regulam esses credenciamentos.
"Esclarecemos ainda que a enfermaria Covid nunca foi fechada, continua assistindo a população", ressalta Cilon.
Quanto a transferência de pacientes para outros municípios, o Provedor informa que ocorre quando há necessidade de internação em UTI Covid e isso é regulado pelo sistema público coordenado pelo Estado (Gerint)
"A nosso UTI Covid foi fechada única e exclusivamente por falta de profissionais médicos para compor a escala por 24 horas todos os dias da semana", finalizou.

O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura ressalta que o questionamento central do Chefe do Executivo à Santa Casa, no ofício encaminhado ontem, diz respeito às providências que estão sendo tomadas para reabrir a Unidade de Tratamento Intensivo. 
Em que pese não ter sido encontrado o ofício que o hospital alega ter encaminhado à Secretaria da Saúde, o objetivo do questionamento do Poder Executivo é saber quais estratégias serão buscadas pela administração hospitalar para a reabertura da UTI Covid e seu recredenciamento junto ao SUS, que é o que efetivamente preocupa a comunidade gabrielense.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.