Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel realiza nesta quarta-feira a 2ª edição da Conferência Municipal de Saúde Mental

A Secretaria Municipal da Saúde realizará, nesta quarta-feira (16), a 2ª edição da Conferência Municipal de Saúde Mental de São Gabriel. O evento, com o objetivo de elaborar propostas para a formulação da políticas (nacional e estadual) de saúde mental para o fortalecimento de seus programas e ações - acontecerá no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Gabriel (IPRESG), a partir das 8 horas, quando será aberto o processo de credenciamento (veja cronograma abaixo).
A 2ª Conferência terá como tema “A política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS” e atração as palestras da diretora da Saúde Mental de Alegrete, Nadia Mileto e com psicólogas da equipe do Centro de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
O tema central da Conferência será desenvolvido em quatro eixos divididos sub-eixos: 1 - Cuidado em liberdade como garantia de direito e cidadania; 2 - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de social na garantia de serviços de saúde mental; 3 - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; 4 - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Durante a plenária de abertura será aprovado o regulamento da Conferência e, na final, instância máxima de deliberação, será discutido o relatório das propostas com a aprovação do relatório final.

Programação da Conferência
08:00 às 08:30 - Credenciamento
08:30 às 09:00 - Abertura Oficial (Composição da mesa)
09:00 - Fala das autoridades
09:30 - Palestra ministrada pela Diretora da Saúde Mental de Alegrete Nádia Mileto. Saúde Mental: Da inviabilidade histórica à luta pelos direitos.
10:30 - Coffee Break
11:00 - Perguntas
11:30 - Intervalo do Almoço
13:30 - Palestra ministrada pelas psicólogas do CAPS Rafaela Valentini e Michele Bueno. Portas Abertas à Saúde Mental.
14:30 - Formação dos grupos de trabalho.
15h40 - Coffee Break
16:00 - Plenária Final: Aprovação das demandas apresentadas nos grupos de trabalho.
16:30 - Escolhas dos delegados para participarem da 4° Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Sul RS/CESM.
17:00 - Encerramento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.