Coluna-Ponto-de-Vista-1

Criada a Escola do Legislativo de São Gabriel

O dia 24 de maio de 2022 marca uma data histórica no Poder Legislativo de São Gabriel. Hoje, foi fundada uma nova escola no município, a Escola do Legislativo. Por mais uma vez o parlamento da Terra dos Marechais se mostra uma instituição de referência, sendo a 20ª Câmara Municipal do Estado do Rio Grande do Sul a implantar uma Escola de Governo em sua estrutura administrativa.

O Projeto de Resolução nº 08/2022, aprovado nesta terça-feira em plenário, é de iniciativa da Mesa Diretora e foi organizado através do presidente Sildo Cabreira (PDT), que, além de professor, ocupou o cargo de Secretário de Educação por três anos no município. Também fazem parte da mesa os vereadores Moisés Marques (PL), vice-presidente, Claudiomiro Borges (PL), 1º Secretário, e Elson Teixeira (PL), 2º secretário.
O projeto pedagógico da Escola do Legislativo será desenvolvido em parceria com a ABEL - Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - com quem o presidente Sildo irá assinar termo de cooperação no próximo dia 3 de junho, na cidade de Novo Hamburgo, durante o 1º Encontro Estadual de Escolas do Legislativo do Rio Grande do Sul.
Um dos principais objetivos da escola é oferecer suporte conceitual de natureza técnico, administrativo, educacional e social às atividades legislativas, capacitando vereadores e funcionários.
Contudo, ela possui uma extensa área de atuação, podendo, inclusive, firmar parcerias com instituições como o MEC para oferecer cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos para a comunidade gabrielense.
“Hoje, foi dado esse passo inicial e a escola está em processo de estruturação. Estamos criando uma programação de atividades para serem aplicadas ainda este ano e já contamos com diversos projetos em desenvolvimento”, afirmou Sildo.
A data para o ato oficial de lançamento da grade de programação será anunciada nos próximos dias. O evento terá uma Aula Magna inaugural, o lançamento da Cartilha Educativa do Poder Legislativo e contará com a presença de convidados de diversas cidades.
Outro fator importante de atuação da Escola do Legislativo está em desenvolver ações de educação para a cidadania, visando a aproximação da sociedade ao parlamento municipal, principalmente a comunidade estudantil. Para isso, irá promover seminários, ciclos de palestras, workshops e videoconferências durante o ano.
Estimular a pesquisa técnico-acadêmica em parceria com universidades, firmar convênios com Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Tribunais de Contas, Ministério Público e outras entidades será uma prioridade na atual gestão da Câmara de Vereadores, defendeu Sildo.
“Agradeço o entendimento de todos os vereadores pela aprovação do Projeto de Resolução, devido a sua extrema importância para o nosso município. A partir de agora temos mais uma escola em nossa cidade, que poderá oferecer palestras, oficinas, cursos e debates, sempre visando uma melhor educação, informação e conhecimento à nossa comunidade”, declarou.
Mesmo estando criada no âmbito do Poder Legislativo e ficando diretamente subordinada a Mesa Diretora, a Escola do Legislativo tem um Regimento Interno próprio, uma estrutura administrativa e autonomia pedagógica, sendo formada por Presidência, Direção, Coordenação Pedagógica e de Projetos, Secretaria Geral e Conselho Geral.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.