Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna "Aqui e agora" com o Tenente Duarte

Esta coluna visa levar ao público de forma breve e resumida, informações, divulgação de eventos locais, opiniões, comentários sobre os fatos ocorridos que tiveram grande repercussão na mídia em geral, e também um pouco de política e esporte. Não é intenção deste colunista ofender alguém, mas sim, criar mais um instrumento de comunicação e também abrir espaço para uma troca de ideias sobre os temas abordados.
Nesta edição, quero focar um pouco no tema “Segurança Pública”, situação atual, o que tá acontecendo em termos negativos e o que precisa ser feito em termos de melhorias para que possamos ser reconhecido novamente como a melhor policia gaúcha, como era há pouco tempo atrás.

Primeiramente, cabe registrar que a falta de efetivo atinge todas as cidades do RS, segundo as associações de classe o efetivo mínimo previsto é 31.000 (policiais) homens e mulheres. Na nossa Brigada Militar, nas palavras do Presidente da Abanf, José Clemente, o número atual de Brigadianos, incluindo os administrativos, contamos com um déficit de 14.000 servidores. 
Atualmente, a segurança Pública Gaúcha tem aproximadamente 17.437 servidores para atenderem 11 milhões de gaúchos. Incluindo Corpo de Bombeiros, Policia Civil, IGP e Policia Penal, o número chega a 31.294 servidores, resultando em 1 servidor Público para atender a 351 pessoas, ultrapassando o número previsto e recomendado pela ONU, que é de 1 policial para atender 250 pessoas, ou seja, o RS está com um percentual bem acima do índice previsto.

Na nossa Policia Civil, fontes confirmam que existe, atualmente, um número de 5.454 Policiais Civis, incluindo 487 Delegados, 2 mil Escrivães e 2.967 Investigadores. A policia Civil, hoje, trabalha com menos de 5.000 servidores ativos.
Segundo o Presidente da UGEIRM, Policial Civil Izaac Ortis, fica a esperança de chamarem os concursados aprovados no último concurso, pois tá cada vez mais complicado de trabalhar e atender as demandas existentes nas delegacias gaúchas.

Este é aproximadamente o déficit de efetivo da nossa segurança Pública Estadual em todas Instituições Policiais, em termos gerais.

Na próxima semana, explanarei sobre efetivos locais, faltas, causas, verbas públicas previstas, políticas públicas, o que pode ser feito em termo de Estado para melhorar o quadro atual.

Outro assunto que nos chama a atenção, fica por conta da Soltura de 130 presos (homens) em razão dos atos ocorridos em 8 de janeiro na praça dos 3 poderes em Brasília e, no dia 9 do mesmo mês, no acampamento em frente ao QG do Exército Brasileiro, isso porque, anteriormente, havia sido aceito os pedidos de liberdade provisória de 407 mulheres, liberdades provisórias concedidas pelo então Ministro Alexandre de Morais, com parecer favorável da PGR.

Liberdade provisória esta com limitações, LEMBRANDO, todos devem continuar se apresentando ás respectivas comarcas onde residem; proibição de saírem de casa à noite e nos finais de semana; proibição de usarem as redes sociais e de entrarem em contato com outros investigados.

Ainda permanecem presos 392 pessoas, destas, 82 são mulheres, todos seguem na condição de investigados. Resta para nós um questionamento: Por que não houve até o presente momento a instauração de uma CPMI para investigar de forma mais precisa e imparcial os atos ocorridos e considerados criminosos.

Na política local, nesta terça-feira (14), na sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, em uma das pautas sobre o transporte público, ficou ajustado que serão convidados os representantes da empresa de transporte (Coleurbanus) para que expliquem aos vereadores, o porquê do não cumprimento dos horários estabelecidos por itinerário, já que esta, somada ao sucateamento dos ônibus, são as principais denúncias por parte dos usuários feitas aos vereadores.

Outra boa noticia, fica por conta do Concurso Público Municipal, onde a Secretaria de Administração da Prefeitura de São Gabriel já requereu a realização do concurso público para Prefeitura Municipal de São Gabriel, com a previsão de mais de 100 vagas para os diversos cargos na Administração Pública Municipal a ser realizado ainda neste ano. Segue agora, as etapas previstas em lei para a publicação do edital, em torno de 90 dias.

No esporte local, destaco mais uma rodada do Campeonato Brasileiro do Ginásio São Gabriel, ocorrida no sábado passado, dia 11, com os seguintes resultados:

1º) Atletico 1 x 0 Flamengo
2º) Fluminense 4 x 2 Cruzeiro
3º) Grêmio 4 x 2 São Paulo 
4º) Inter 3 x 2 Palmeiras

Próxima rodada, prevista para sábado (18), com os seguintes jogos:

Fluminense x Inter 
Atletico x São Paulo
Cruzeiro x Palmeiras 
Flamengo x Grêmio

Um até breve a todos os amigos sempre com a proteção de Deus.

Comentários, opiniões e sugestões serão bem vindas, podendo ser enviadas via WhatsApp (55) 99653.1789.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.