TRANSPORTE RURAL | Comunidades do Catuçaba saem satisfeitas com acordos firmados em Audiência Pública
As comunidades da região do Catuçaba, interior do município, saíram satisfeitas com os resultados alcançados, após tratativas feitas em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 26, no plenário da Câmara de Vereadores.
Convocado por requerimento do vereador Kiko Lopes para debater o transporte e a telefonia rural, o encontro foi conduzido pelo presidente da Casa do Povo, vereador Moisés Marques.
Estiveram presentes os vereadores Írio Rodrigues, Márllon Maciel e Malu Bragança, assim como o secretário de segurança e cidadania, Vitor Teixeira, o coordenador do patrimônio da Secretaria de Administração, Augusto Cesar dos Santos, e Flávio Mazzardo, proprietário da empresa de ônibus Mazzardo, responsável pelas linhas da região.
Fizeram parte da Mesa Diretiva os representantes das comunidades: Sidnei Severo, do Pavão, Judi Ceres, do Rincão dos Ambrósios, Elton Forlan, do Cerrito, Margarete, do Canta Galo, Paulo Nunes, do Faxinal, e Nair Ramos, do Azevedo Sodré.
Com um plenário lotado, Kiko Lopes abriu a fala dos vereadores defendendo a pauta dos moradores. "Quero parabenizar essa comunidade que está aqui, pois saíram de suas casas 06 horas da manhã e isso mostra que as coisas precisam mudar, porque se estivesse tudo bem, ninguém estaria aqui", disse o vereador.
Kiko também apresentou um abaixo assinado com mais de 800 assinaturas dos moradores solicitando melhorias nestes serviços. A telefonia e o transporte coletivo nessas localidades são problemas levantados há anos no Legislativo pelos vereadores.
Após ouvir as dificuldades enfrentadas pelos moradores, os representantes da empresa Mazzardo concordaram em fazer um experimento de viabilidade aumentado para dois dias as linhas de ônibus da região. Atualmente o transporte é feito uma vez por semana nessas localidades.
E para que ficasse decidido ainda hoje, o presidente Moisés fez uma consulta pública entre os presentes sobre os novos dias e horários dos ônibus nas duas linhas do Catuçaba.
Dessa forma, por decisão da maioria, ficou decidido que a linha que cobre as quatro comunidades (Pavão, Cerrito, Rincão dos Ambrósios e Canta Galo) será na segunda e na quarta-feira, com saída às 06:30h, e a Linha da Igreja na segunda e na sexta-feira, com saída às 06:15h.
Esse acordo firmado com a empresa foi recebido com satisfação pelos presentes, que também agradeceram os vereadores por defenderem as pautas da comunidade e pela organização da audiência.
Outra demanda apresentada, esta trazida pelo senhor Paulo Nunes, foi a municipalização da Linha da Igreja, isso facilitaria a solução de problemas pontuais, segundo ele. Atualmente ela é controlada pelo DAER, de Porto Alegre.
Sobre o assunto, o secretário Vitor afirmou que vai buscar a possibilidade de incluir mais esse itinerário na licitação municipal do transporte público, após ser liberada do processo judicial pelo qual se encontra.
Ao final, o presidente Moisés optou por não estender a pauta sobre telefonia, pois nenhum representante das empresas responsáveis pela prestação do serviço se fez presente e colocou a casa à disposição para um segundo encontro para tratar especificamente deste assunto.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581