Coluna-Ponto-de-Vista-1

Vereadores realizam reunião com prefeito sobre questão da Corsan em Rosário do Sul

Um grupo de sete vereadores participaram na manhã de terça-feira, 22, de uma reunião na prefeitura municipal. O encontro buscou a participação do parlamento na discussão sobre o contrato com a Corsan no município.
Participaram do encontro o presidente Alisson Sampaio, seu vice Osiel Barcelos, o secretário Edmundo Coelho, bem como os demais vereadores Atheros Cides dos Santos, Arilton Silva, Márcio Valles e Jeferson Ortiz.
Eles foram recebidos pelo prefeito Vilmar Oliveira e o Procurador Jurídico Dr. Matheus Batistella. Além deles, o Sr. Adriano Holmes Lemos, delegado Sindical do Sindiágua participou do encontro que tratou da Corsan em Rosário do Sul.
Conforme o presidente Alisson, foi buscado a participação dos vereadores nessa discussão, cujo contrato ainda não foi assinado. A ideia do parlamento é auxiliar o Executivo nesta pauta, tendo em vista o processo de privatização da empresa e sua consequente desvinculação ao Estado do RS.
Assim como foi no final da década de 2000, quando Sampaio, Edmundo e o próprio prefeito Vilmar eram vereadores e onde foi debatido pela Câmara o contrato atual com a Corsan, incluindo a formação de uma comissão, da mesma forma hoje a Câmara busca auxiliar a Administração Municipal no caso, explicou Alisson, destacando que o prefeito está relutante em aceitar o apoio, a Câmara está apostos para auxiliar.
Conforme Adriano Holmes Lemos, do Sindiágua, existem alguns pontos técnicos da privatização que ainda estão sob análise, incluindo que a empresa vencedora do leilão já estaria atuando com a Corsan na região metropolitana, assim não podendo fazer parte do certame. Outra causa envolvida é o valor da venda que teria sido muito abaixo do estabelecido pelo patrimônio da empresa e de que os aditivos contratuais oferecidos aos municípios seriam nulos,* não podendo ser criado um aditivo novo em cima de um contrato precário.

SAIBA MAIS
Atualmente o patrimônio total da Corsan em Rosário não possui uma avaliação completa, incluindo estações de tratamentos, prédios e sua rede de canalização, porém sabe-se que ela arrecada aproximadamente R$ 1.800.000,00 ao mês com lucro líquido de R$ 900.000,00 com as contas de água e esgoto no município.
Conforme dados atuais da Corsan de Rosário do Sul, são abastecidos com água 15.103 economias, e com o tratamento de esgoto apenas 3.019, ou seja, o esgoto em relação a água representa apenas 19,99%.
Referente a água são 99% da população urbana atendida, valor semelhante ao que se exige do novo marco do saneamento que é de 98% até 2033.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.