Coluna-Ponto-de-Vista-1

Presidente Pedro Brenner participa de reunião da Farsul que solicita medidas emergenciais ao Ministro da Agricultura

Em reunião realizada pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), no último dia 7, o presidente do Sindicato Rural, Pedro Brenner esteve presente para discutir as necessidades urgentes dos produtores rurais gaúchos afetados por eventos climáticos extremos.
Durante o encontro, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, encaminhou um pedido formal ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, solicitando diversas medidas de apoio.
No documento, Gedeão destaca a urgência da situação, mencionando a necessidade de prorrogação de todas as parcelas de custeio, investimento e comercialização, independentemente da fonte dos recursos. A proposta inclui a prorrogação das parcelas de custeio até a liberação do “Crédito Reconstrução” e as de investimento até após a última parcela.
A Farsul solicita a criação de linhas de crédito específicas:
Crédito Reconstrução: Destinado ao reinvestimento e capital de giro.
Crédito Reinvestimento: Focado na reconstrução da estrutura produtiva, podendo ser utilizado para aquisição de bens de capital e infraestrutura de apoio à produção.
Crédito Giro: Para redução da alavancagem com credores e custeio da próxima safra.
Os critérios de elegibilidade são simplificados e devem atender produtores rurais de municípios afetados por inundações, que estejam sob decreto de emergência ou calamidade pública, e acompanhados de laudo de perdas.
As condições solicitadas pela Farsul incluem um prazo de pagamento de 15 anos, com carência para as duas primeiras parcelas, e uma taxa de juros baseada na meta de inflação do Conselho Monetário Nacional, atualmente em 3% ao ano.
A reunião reflete a preocupação da Farsul em agilizar o apoio aos produtores rurais, evitando complicações burocráticas que possam atrasar o socorro necessário.
No dia anterior, 6, em São Gabriel, o Presidente Pedro Brenner realizou na Casa de Eventos do Sindicato Rural, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, uma reunião como o objetivo avaliar os prejuízos decorrentes da recente enchente e definir as próximas ações a serem tomadas.
O Prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, e a chefe de Gabinete de Santa Margarida do Sul, Nathalia de Souza Meyer, além de representantes da EMATER, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Teixeira, e o secretário de Segurança e Cidadania e Presidente da Defesa Civil, Antônio Vitor Teixeira, além de diversos produtores rurais da região discutiram estratégias para minimizar os impactos causados pela enchente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.