Tratoraço em São Gabriel: Movimento SOS Agro RS pressiona Governo por soluções para dívidas rurais
O Movimento SOS Agro RS organizará um tratoraço em São Gabriel na próxima sexta-feira, 9 de agosto, para exigir do Governo Federal soluções eficazes para o endividamento dos produtores rurais, que se agravou em decorrência das enchentes de maio. O protesto terá início às 8h no trevo do Posto Gauchão, localizado na BR-290, com os tratores seguindo em direção ao Centro da cidade.
A mobilização faz parte de um protesto estadual que inclui um evento em Porto Alegre, programado para quinta-feira, 8 de agosto. A recente Medida Provisória 1.247, publicada em 31 de julho, oferece descontos para a renegociação de dívidas rurais, mas é considerada insuficiente pelo setor agropecuário. A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) critica a burocracia e a insegurança geradas pela MP, e aguarda um decreto federal que detalhe as condições de desconto, anistia, prazos e juros.
O prazo para a prorrogação das dívidas de crédito rural se encerra em 15 de agosto, conforme a Resolução nº 5.132 do Conselho Monetário Nacional. Lucas Scheffer, organizador estadual do movimento, afirmou que, após diálogos infrutíferos com ministros, decidiram interromper as negociações com o governo.
Produtores de todas as escalas são convocados a participar do tratoraço, que também será realizado em outras 33 cidades ao longo da semana. O SOS Agro RS já promoveu protestos em Cachoeira do Sul e Rio Pardo em julho.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581