Coluna-Ponto-de-Vista-2

Vitória do PL em Canoas consolida prestígio de Rossano Gonçalves

O segundo turno das eleições em Canoas, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, confirmou a vitória do vereador Airton Souza (PL) sobre o jornalista e ex-ministro Jairo Jorge (PSD), atual prefeito do município. A eleição de Airton Souza é vista também como uma vitória pessoal para o ex-prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves, que coordenava a campanha de Airton Souza em nome do Partido Liberal, do qual é vice-presidente no Rio Grande do Sul.
 
Com 100% das urnas apuradas, Airton Souza teve 75.688 votos, o que representa 52,12% dos votos válidos, contra 69.518 votos dados a Jairo Jorge, 47,88% do total. A coligação de Airton Souza foi formada originalmente pelo PL, União Brasil e PP, que também estiveram juntos na eleição de Lucas Menezes em São Gabriel. Rodrigo Busato, vice de Airton Souza, é filho do presidente estadual do União Brasil e ex-prefeito de Canoas, deputado federal Luis Carlos Busato.
A derrota de Jairo Jorge, que tinha o PT na sua base de apoio, é também considerada uma derrota para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para o presidente Lula e também para o governador Eduardo Leite, que declarou apoio a Jairo Jorge no segundo turno. 
“Vencemos uma máquina de difamação, de baixa política e de fake news”, disse o candidato. A eleição em Canoas teve episódios de batalhas judiciais, polêmicas e até agressões, como o episódio relatado pela presidente estadual do PSD, a gabrielense Letícia Boll Vargas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.