EMEI Vó Edy presta homenagens e valoriza a consciência negra em evento pedagógico
A Escola Municipal de Educação Infantil Vó Edy realizou, na sexta-feira, 22 de novembro, um evento especial voltado à valorização da cultura afro-brasileira e à reflexão sobre a consciência negra. A celebração prestou homenagens a três personalidades importantes para a história e cultura afro-brasileira em São Gabriel: Antônio Gouveia, servidor da Secretaria Municipal de Educação; o cantor Juvenil Camargo, conhecido como Pingo (in memoriam); e a professora Cleuza Regina da Rosa Correa, liderança do movimento negro e fundadora do Bloco Bambas da Orgia (in memoriam).
O evento contou com a presença da secretária de Educação, Déia de Souza, e da coordenadora de Educação Infantil, Lauene Lopes Keffer. A iniciativa faz parte das ações da escola para reforçar a importância da luta contra o racismo e promover o reconhecimento das contribuições das pessoas negras na sociedade.
Com o tema “Cultura Afro-Brasileira: Um olhar sensível sobre a vivência cultural das personalidades negras do município de São Gabriel”, as atividades pedagógicas destacaram os feitos das personalidades homenageadas, buscando promover respeito, valorização e interação entre as crianças e a história afro-brasileira.
A diretora da escola, Cibele Barcelos, ressaltou a importância de desenvolver propostas pedagógicas que ampliem a visão cultural e histórica das crianças. Durante o evento, apresentações artísticas enriqueceram o momento, celebrando a cultura afro-brasileira e promovendo reflexões sobre a necessidade de combater a desigualdade racial.
Uma celebração de cultura, história e resistência que deixou um importante legado pedagógico e social.
Confira todas as fotos. CLICANDO AQUI.
Reveja abaixo o evento:
Disk-notícia:(55)9 9664.2581