Coluna-Ponto-de-Vista-2

Direção da Santa Casa fala em podcast sobre a crise do hospital e Prefeitura de São Gabriel anuncia auditoria após reunião


Entrevista ocorreu na noite de ontem. Fotos: Carolina Brum Corrêa
 
Após semanas de debates na Câmara Municipal e na mídia sobre a situação financeira da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, a diretoria do hospital concedeu uma entrevista para esclarecer o cenário atual da instituição filantrópica. 
O provedor Cilon Lopes de Siqueira, o diretor técnico Paulo Almeida e o conselheiro Adair Macedo Rodrigues concederam uma entrevista exclusiva aos apresentadores Júnior Jobim e Cláudio Moreira, dos podcasts A Nossa Voz e A Bem da Verdade.
 
Segundo a diretoria, a Santa Casa conta atualmente com cerca de 660 funcionários e que a receita do hospital fica em torno de R$ 3,5 milhões, provenientes de repasses do SUS, do Governo do Estado, da prefeitura, além de convênios, atendimentos particulares e outras receitas próprias, como as tarifas do Cemitério Municipal, administrado pela instituição. Para Cilon, o ideal seria uma receita de R$ 5 milhões ao mês, e o fechamento das contas tem sido um desafio constante, agravado pela defasagem da tabela SUS, apontada como um dos principais entraves financeiros.
A diretoria negou que haja atrasos salariais superiores a trinta dias ou falta de insumos básicos para o atendimento dos pacientes. No entanto, admitiu que a principal fonte para o pagamento da folha de funcionários, os repasses do SUS, tem sofrido atrasos nos últimos meses, impactando diretamente a gestão financeira do hospital. Também foi reconhecida a existência de dificuldades relacionadas ao recolhimento do FGTS, com a instituição buscando resolver pendências caso a caso, especialmente em processos de desligamento de funcionários.
Durante a entrevista, os dirigentes ressaltaram a importância do apoio de agentes públicos de todas as esferas e defenderam que o momento exige união da comunidade em prol da Santa Casa. Para buscar soluções, a administração do hospital teve reunião neste sábado, 15, com o prefeito Lucas Menezes e, com os vereadores, na próxima semana.

Em reunião ampliada, Prefeito Lucas Menezes faz acordo para auditoria completa na Santa Casa de Caridade para garantir transparência na gestão
 
Na manhã deste sábado (15), diante da situação financeira e administrativa da Santa Casa de Caridade, o Prefeito Lucas Menezes liderou uma reunião de urgência com autoridades e representantes do setor de saúde, na qual propôs uma auditoria completa na Santa Casa de Caridade. A medida busca trazer mais transparência à gestão e assegurar que os recursos da instituição sejam administrados de forma eficiente.
Além da vice-prefeita Sandra Weber, o encontro contou com a presença da promotora de Justiça, Marina de Bem, representando o Ministério Público, do presidente do SindSaúde, Cassimiro Cruz, do presidente Conselho Municipal de Saúde, Francisco Umpierre, do delegado do Sindicato Médico, Dr. Paulo Pizarro, do Provedor da Santa Casa, Cilon Siqueira e de sua Mesa Administrativa, do diretor-técnico do hospital, Dr. Paulo Almeida, do diretor-clinico do hospital, Dr. Ary Carnieletto, do secretário-geral de Governo Márllon Maciel, da Procuradora-Geral do Município, Michele Maciel e dos vereadores Claudiomiro Borges (PL), Juliana Medeiros (PL), Éder Barboza (Podemos), Giuseppe Chiappetta (União Brasil) e Rodrigo Machado (PDT). Todos os vereadores da Câmara Municipal foram convidados para a reunião.
Durante a reunião, o Prefeito Lucas enfatizou a necessidade de uma análise detalhada tanto da parte contábil quanto dos procedimentos administrativos da Santa Casa. 
“Precisamos garantir que a gestão do hospital seja eficiente. Não é nosso papel acusar ou suspeitar de ninguém, mas a auditoria externa será fundamental para esclarecer os problemas e propor soluções que garantam a continuidade dos serviços de saúde para a população”, destacou o prefeito.
Os participantes da reunião reforçaram a importância da auditoria para restaurar a confiança da sociedade no hospital. O Ministério Público também se colocou à disposição para acompanhar o processo.
De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Coirolo, os próximos passos incluem a definição dos critérios da auditoria e a seleção de empresa externa especializada para conduzir o trabalho, garantindo que todas as áreas da gestão hospitalar sejam analisadas com rigor. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.