Coluna-Ponto-de-Vista-2

Despertar promove ações no Mês de Conscientização do Autismo em São Gabriel

A Despertar - Associação de Pais e Amigos do Autista preparou uma série de eventos para marcar o Mês de Conscientização do Autismo, celebrado em abril. A programação inclui palestras, rodas de conversa, atividades recreativas e um seminário com especialistas, buscando informar e sensibilizar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As atividades começam no dia 1º de abril, com uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, às 10h. No dia 2, às 13h30min, haverá uma roda de conversa com mães no programa Mulheres de Sucesso, da Rádio São Gabriel. Ainda no dia 2, às 18h, ocorre o Teen Fest - Uma Estação Sensorial, no Su Casa. No dia seguinte, 3 de abril, a Tarde de Recreação acontecerá no Aero Villa, das 14h às 17h.
 
 
No dia 5 de abril, a Praça Dr. Fernando Abbott será palco de uma caminhada de conscientização, às 9h. Já no dia 14, será realizado o Mutirão Ciptea, para confecção de carteirinhas, das 8h às 12h. O calendário segue com uma roda de conversa com as famílias no dia 16, às 18h, conduzida por Cristiane Kobaisk e Graciele Benedetti. No dia 22, uma reunião com as famílias também ocorrerá às 18h. Encerrando a programação do mês, o Cinema Inclusivo Fisk será promovido no dia 30 de abril, às 13h30min.
 
Seminário sobre Autismo terá especialista de renome
 
Além das ações ao longo de abril, a Despertar promoverá, no dia 10 de maio, o seminário "Autismo: desafios atuais na abordagem, diagnóstico e tratamentos", que contará com a presença do renomado neuropediatra Rudimar Riesgo. O evento ocorrerá na Igreja Betel, a partir das 9h, e trará discussões relevantes sobre o TEA.
Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e chefe do setor de Neuropediatria da instituição, Dr. Riesgo é referência nacional no tema, autor de quatro livros e mais de 30 capítulos sobre TEA.
A programação do seminário inclui, além da palestra principal, um ciclo de debates no período da tarde com especialistas em diversas áreas:
 
Seminário
 
A importância da avaliação e intervenção fisioterapêutica no TEA, com a fisioterapeuta Aline Gomes.
 
Roda de conversa 
 
TDL x TEA, com a fonoaudióloga Fernanda Gerzson; 
A importância da psicomotricidade no autismo, com a neuropsicomotricista Caroline Ramos; 
Os benefícios da musicoterapia no autismo, com a musicoterapeuta Patrícia Biscáglia;

Os participantes que acompanharem as atividades nos dois turnos receberão certificados. A Despertar faz um chamado especial aos professores do município para que participem e ampliem seus conhecimentos sobre o autismo.
As inscrições são gratuitas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a organização do evento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.