Santa Casa de São Gabriel realiza Assembleia e apresenta prestação de contas referente a 2024
Na última terça-feira (15), data em que completou 170 anos de fundação, a Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel realizou sua Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, no Salão Nobre da instituição. O evento reuniu associados, autoridades locais e membros da equipe gestora e assistencial.
Durante a assembleia, foram apresentados os principais dados operacionais, financeiros e institucionais referentes ao exercício de 2024, reforçando o compromisso da Santa Casa com a transparência e a responsabilidade na gestão da saúde pública regional.
Com atendimento a 11 municípios da região e mais de 600 profissionais ativos, a Santa Casa mantém uma estrutura de grande porte, oferecendo serviços essenciais como maternidade, oncologia, centro cirúrgico, hemodiálise, pronto atendimento, exames de imagem, endoscopia, nutrição hospitalar, laboratório, entre outros.
Somente em 2024, foram realizados mais de 331 mil atendimentos ambulatoriais, além de:
8.498 internações hospitalares
45.909 exames de diagnóstico por imagem
7.176 exames de endoscopia e colonoscopia
5.986 consultas em oncologia
Mais de R$ 18 milhões em folha de pagamento
A grande maioria dos atendimentos foi realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), reafirmando o papel essencial da instituição na prestação de um serviço público, gratuito e de qualidade à população.
Apesar dos desafios enfrentados, a Santa Casa segue operando com seriedade e empenho. Assim como outras milhares de Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil, a instituição lida com os efeitos do subfinanciamento crônico da saúde pública, que torna o equilíbrio financeiro um desafio permanente. Ainda assim, com apoio de emendas, convênios e articulação institucional, a gestão tem buscado manter o pleno funcionamento dos serviços.
A Assembleia contou com falas institucionais, vídeos comemorativos pelos 170 anos e uma homenagem aos colaboradores que fazem parte da história da Santa Casa. A prestação de contas foi aprovada por unanimidade, com os dados também sendo disponibilizados no site da instituição.
Estiveram presentes no evento diversas autoridades, entre elas a juíza da Vara do Trabalho Dra. Fabiana Galon, o secretário de saúde Dr. Ricardo Lannes Coirolo, o prefeito Lucas Gonçalves Menezes, o presidente da Câmara Elson Teixeira e os vereadores Adão Santana, Rodrigo Machado e Carlos Alberto Lannes, além do provedor Cilon Lopes de Siqueira e demais membros da mesa diretiva.
Ao final, a direção reforçou a importância da união entre poder público, comunidade e hospital, afirmando que a Santa Casa é, acima de tudo, um patrimônio coletivo, que continua de portas abertas, comprometido com a vida e com a população.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581