Coluna-Ponto-de-Vista-2

Conferência Municipal de Saúde discute prioridades para a saúde pública

Em um esforço conjunto para melhorar os serviços de saúde oferecidos à população, a Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quinta-feira (22), resultou em um relatório com importantes propostas para a atualização do Plano Municipal de Saúde. O encontro reuniu profissionais da área, gestores públicos, representantes de instituições e usuários do sistema de saúde, que debateram os principais desafios enfrentados no município. 
A conferência foi realizada no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel (IPRESG) e teve como tema central a construção do novo Plano Municipal de Saúde.
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a Conferência abordou temas importantes, entre eles, a capacitação dos profissionais de saúde. O objetivo é direcionar treinamentos específicos para os indicadores mais críticos, visando um atendimento mais eficiente e resolutivo. 

Outro ponto destacado foi a necessidade de melhorar a classificação das urgências, garantindo que os casos mais graves recebam atendimento prioritário. Também foi sugerida a criação de rotinas padronizadas para exames, de forma a diminuir a atual demanda reprimida.
Além disso, o relatório recomenda a aquisição de equipamentos para as especialidades disponíveis na Policlínica Brandão Júnior e UBSs. No setor de transporte, ter viaturas disponíveis para que as equipes atendam as demandas das UBSs, tanto nas visitas domiciliares quanto nos atendimentos.
A identificação precoce de fatores de risco, especialmente por meio do trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), e o fortalecimento do trabalho em rede entre instituições também figuram entre as diretrizes propostas.
No campo dos determinantes e condicionantes da saúde, destacou-se a importância de capacitações contínuas para profissionais (sendo planejadas pelos gestores e coordenadores), a fim de garantir uma comunicação clara e eficiente com os profissionais de saúde e usuários do sistema. 

GESTÃO 
Já no eixo da gestão do sistema de saúde, os participantes chamaram atenção para a necessidade de fortalecer as ações de saúde mental, principalmente no tratamento da dependência química. Entre as propostas, estão a disponibilização de psicólogos nas UBSs e contratação de mais médicos psiquiatras.
Outras medidas incluem a criação de uma cartilha informativa sobre o funcionamento das unidades de saúde, melhorias na eficiência da liberação de exames e consultas, fortalecimento do Programa Saúde na Escola (PSE), e qualificação do atendimento móvel, com foco na população rural e urbana.
As propostas agora serão encaminhadas para avaliação e possível incorporação no Plano Municipal de Saúde, servindo como base para futuras ações e investimentos no setor. A expectativa dos participantes é de que o documento seja mais do que um diagnóstico, mas uma ferramenta concreta para transformar a realidade da saúde no município. 

A prefeita em exercício, vice-prefeita Sandra Weber participou da abertura da Conferência e destacou, como projeto, a importância da criação do Centro de Referência em Cardiologia e a implantação do Hospital Dia, propostas que visam ampliar o acesso da população a serviços especializados sem a necessidade de deslocamentos para outros municípios. 

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Coirolo, disse que o "evento, neste é um momento fundamental para discutirmos problemas e buscarmos soluções conjuntas. A partir dessas discussões, serão definidas as prioridades que vão orientar as ações da saúde nos próximos anos".
O evento contou ainda com a presença do vereador Éder Barbosa, que representou o Poder Legislativo; de João Custódio Iturbide, presidente do Conselho Municipal de Saúde; de Saionara Marques, diretora da Secretaria da Saúde; e do secretário-geral de Governo, Márllon Mendes Maciel.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.