Encontro na Betel celebra unidade e é marcado por emoção ao destacar linda história de pai e filho
Na noite da última quarta-feira (2), a Igreja Batista Betel Independente, localizada na Avenida Mascarenhas de Moraes, viveu um momento marcante ao receber o pastor Ozeias Nunes, presidente da Convenção das Igrejas Batistas Independentes do Rio Grande do Sul. O evento reuniu dezenas de fiéis em clima de comunhão e fortalecimento da fé.
O destaque da noite foi a mensagem do pastor Ozeias, que resumiu em uma frase poderosa a história de dois pastores João Batista e Marcos, pai e filho, respectivamente: “Igrejas diferentes, mas a família é a mesma.”
O jovem pastor Marcos Garcia Echevarria, líder da Igreja Batista Betel Independente, viu na frase o retrato fiel da sua história. Filho do pastor João Batista Echevarria, atual responsável pela Igreja Batista Conservadora de São Gabriel, localizada na Rua General Marques, Marcos contou que, apesar de atuarem em denominações diferentes, seguem unidos na missão cristã.
“Eu e meu pai chegamos juntos em São Gabriel em 2012. Ele assumiu a Batista Conservadora e eu, depois de um tempo, senti o chamado para reabrir a Batista Independente, que estava sem representação havia anos na cidade. Foi difícil deixar o ministério ao lado dele, mas Deus nos mostrou que poderíamos somar forças, mesmo em igrejas diferentes”, relatou.
A Igreja Batista na cidade começou em 1948, com missionários enviados da Suécia. Antes disso, em 1912, Erick Jansson já havia iniciado o trabalho missionário da Convenção Batista Independente no Rio Grande do Sul, partindo de Guarani das Missões. Na década de 1990, diferenças de visão entre grupos de pastores levaram à formação da CBC (Convenção Batista Conservadora), enquanto outros permaneceram na CIB (Convenção das Igrejas Batistas Independentes).
Em São Gabriel, a igreja histórica de 1948 seguiu a linha conservadora, hoje sob liderança do pastor João Batista Echevarria. Já Marcos, à frente da Betel, representa o novo ciclo da Batista Independente na cidade, com quatro anos de atuação e três anos de pastorado oficial.
“É emocionante perceber que, mesmo com visões diferentes, somos a mesma família, servindo ao mesmo propósito de levar a Palavra de Deus e ajudar famílias. Meu pai me disse algo lindo depois do culto: "Unidos somos mais fortes. Hoje temos duas casas abertas para receber quem precisa”, destacou Marcos.
Os cultos na Batista Conservadora, são realizados às quintas-feiras às 19h30min e aos domingos às 19h, na rua General Marques.
Já o culto da Betel Independente, ocorre aos domingos, às 19 horas, na Avenida Mascarenhas de Moraes.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581