Coluna Ponto de Vista

Nova ação de vandalismo ameaça estoque de vacinas na UBS do Bairro Independência

Uma nova ação de vandalismo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Independência colocou em risco a conservação das vacinas e prejudicou diretamente a comunidade assistida pelo posto. O incidente foi notado na manhã de segunda-feira (15), quando os servidores chegaram para iniciar o expediente e perceberam que o disjuntor da caixa de energia elétrica havia sido desligado, deixando o refrigerador de vacinas sem funcionamento durante a noite.
 
A Secretaria Municipal da Saúde informou que as vacinas foram encaminhadas para análise, a fim de verificar se permanecem aptas para aplicação. Como medida preventiva, a secretaria vai isolar o ponto de acesso ao disjuntor, deixando aberto apenas um espaço necessário para a leitura do medidor, evitando que novos casos de vandalismo comprometam os imunizantes.
Entre 2024 e 2025, já são sete registros de situações semelhantes na unidade, que atende mais de 7 mil pessoas e abrange uma população total de mais de 13 mil habitantes. Somente em 2025, essas ações resultaram na perda de cerca de mil doses de vacina.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.