Nova ação de vandalismo ameaça estoque de vacinas na UBS do Bairro Independência
Uma nova ação de vandalismo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Independência colocou em risco a conservação das vacinas e prejudicou diretamente a comunidade assistida pelo posto. O incidente foi notado na manhã de segunda-feira (15), quando os servidores chegaram para iniciar o expediente e perceberam que o disjuntor da caixa de energia elétrica havia sido desligado, deixando o refrigerador de vacinas sem funcionamento durante a noite.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que as vacinas foram encaminhadas para análise, a fim de verificar se permanecem aptas para aplicação. Como medida preventiva, a secretaria vai isolar o ponto de acesso ao disjuntor, deixando aberto apenas um espaço necessário para a leitura do medidor, evitando que novos casos de vandalismo comprometam os imunizantes.
Entre 2024 e 2025, já são sete registros de situações semelhantes na unidade, que atende mais de 7 mil pessoas e abrange uma população total de mais de 13 mil habitantes. Somente em 2025, essas ações resultaram na perda de cerca de mil doses de vacina.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581