Educação transforma realidades: Carolina Berny mostra resultados expressivos em menos de dois anos como Escola de Ensino Integral
Com apenas um ano e nove meses de funcionamento, a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Carolina Berny de Oliveira já comprova, na prática, o impacto positivo do ensino integral na formação dos estudantes. Inaugurada oficialmente em fevereiro de 2024, a instituição é o projeto piloto do Governo Municipal, que apostou em uma proposta educacional inovadora, voltada ao desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico dos alunos.
A iniciativa representa um avanço importante na rede municipal, ao propor um modelo que valoriza o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de múltiplas competências. Hoje, os 112 alunos matriculados permanecem na escola até as 16 horas, com alimentação completa fornecida pela Prefeitura (café da manhã, almoço e lanche da tarde), através da Secretaria Municipal de Educação.
Entre as atividades, merecem destaque as aulas de Dança, que unem movimento, expressão corporal e convivência. As coreografias são elaboradas não apenas para desenvolver a coordenação motora e o ritmo, mas também para fortalecer a integração, a união e o trabalho em equipe entre os alunos.
Na área musical, o resultado é igualmente expressivo: 100% dos alunos hoje sabem tocar algum instrumento musical, seja pelo aprendizado nas oficinas de violão, seja pela participação nas oficinas de banda, onde os estudantes exploram diferentes instrumentos e ampliam suas habilidades artísticas.
A direção também adaptou um espaço especial para o incentivo à leitura e reforço escolar. O ambiente, que recebe alunos do Pré e das Séries Iniciais, é palco da atividade “A Hora do Conto”, voltada à imaginação, à interpretação e ao prazer da leitura. No mesmo local, são realizadas ações de reforço escolar voltadas aos estudantes do 6º ao 9º ano, oferecendo acompanhamento pedagógico individualizado e apoio às dificuldades de aprendizagem.
Os resultados do modelo integral já são visíveis. Alunos das aulas de Xadrez conquistaram títulos em competições municipais e estaduais, demonstrando foco, raciocínio lógico e disciplina. No Karatê, estudantes estão entre os melhores atletas em torneios estaduais, representando São Gabriel com excelentes desempenhos.
A escola também foi inserida no programa “Laboratório Mais Ciência na Escola”, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A parceria beneficia 10 estudantes do 6º ao 8º ano, com idades entre 11 e 14 anos, que recebem bolsas mensais de R$ 200 para desenvolver projetos científicos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade, temas alinhados à proposta pedagógica da instituição.
“A proposta é estimular a curiosidade, a pesquisa e o protagonismo dos estudantes, mostrando que eles são capazes de transformar ideias em soluções para o mundo real”, explica Darlise Veiga Pereira, professora de Ciências e especialista em tecnologia.
Para o diretor da escola, professor Alessandro Ambrózio, todas as atividades são planejadas com propósito e visão de futuro. “Nosso objetivo é mostrar para os alunos que eles podem mais. A nossa ideia é formar cidadãos e garantir que os nossos estudantes obtenham conhecimentos que serão importantes no futuro, seja para definir uma profissão, seja para ingressar no mercado de trabalho”, destaca.
Com pouco tempo de funcionamento, a Escola de Tempo Integral Professora Carolina Berny de Oliveira consolidou-se como referência em ensino integral e exemplo de como o investimento público na educação gera resultados concretos.








Disk-notícia:(55)9 9664.2581