Secretário Jorge Pozzobom realiza visitas técnicas a presídios da Região Centro-Oeste
Em São Gabriel, projeto de fabricação de tubos de concreto por apenados é exemplo de ressocialização
O secretário de Estado de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, cumpriu agenda nesta quarta-feira (5) com visitas técnicas às unidades prisionais de Alegrete, Rosário do Sul e São Gabriel, na Região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul.
As atividades integram o cronograma de visitas da 6ª Região Penitenciária, a maior do Estado, que também inclui os municípios de São Borja, Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Santana do Livramento.
“É uma região extensa, que está recebendo uma atenção muito especial. Estamos dialogando com nossos servidores da Polícia Penal e fortalecendo o trabalho que já é feito com qualidade e responsabilidade”, destacou Pozzobom.
Entre as ações estruturantes da pasta, duas novas obras estão em andamento na região: a Nova Cadeia Pública de São Borja, com capacidade para 800 detentos, já em construção, e a ampliação da Cadeia de Alegrete, que deve iniciar ainda este ano, com previsão de conclusão até o final de 2026, criando mais 386 vagas no sistema prisional.
“Essas obras seguem três princípios: segurança dos nossos servidores; rigor, disciplina e dignidade no cumprimento da pena; e foco na ressocialização dos apenados”, ressaltou o secretário.
São Gabriel se destaca com trabalho prisional produtivo
Durante a visita ao Presídio Estadual de São Gabriel, na quarta-feira, dia 5, Pozzobom conheceu o pavilhão de trabalho prisional, onde apenados produzem tubos de concreto e outros artefatos utilizados em obras públicas municipais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a unidade prisional e a Prefeitura de São Gabriel, servindo de modelo a ser replicado em outros presídios do Estado.
“Temos o projeto Mãos que Reconstroem: todo recomeço merece uma oportunidade. Nosso compromisso é oferecer alternativas reais a quem deseja mudar. Tenho certeza de que muitos detentos de São Gabriel sairão daqui com uma profissão e uma nova perspectiva de vida”, afirmou Pozzobom.


















Disk-notícia:(55)9 9664.2581