Coluna Ponto de Vista

Gravações do curta-metragem “Iolanda” começam em São Gabriel

Nos dias 19 e 21 deste mês tiveram início as gravações do curta-metragem “Iolanda”, projeto produzido pela Cia Teatral dos Pampas, em parceria com a Cia Independente de Cinema, de Santa Maria.
A produção foi viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), através do Edital de Chamamento Público nº 001/2024 – Fomento à Cultura no Município de São Gabriel/RS.
As filmagens aconteceram em diversos pontos da cidade, valorizando espaços locais e aproximando a narrativa do cotidiano da comunidade.
“Iolanda” é um retrato da vida real: a capacidade do povo de transformar seus dramas diários em comédia para sobreviver ao caos, sempre misturada à esperança de viver um grande amor. O filme apresenta o cotidiano de funcionárias de um restaurante, suas relações de trabalho e suas vidas pessoais — amores, medos, desilusões e sonhos.
A personagem central é Iolanda, uma garçonete sonhadora que deseja se tornar uma cantora famosa, enquanto carrega no coração suas inseguranças e desilusões amorosas. Sua rotina, porém, é transformada por um acontecimento inesperado, capaz de derreter seu coração e mudar o rumo de sua história.
Ao seu lado estão Ritinha, que vive a ansiedade da espera por uma decisão de Tito sobre o casamento, e Antônia, a chefe da equipe, conhecida por comandar com “mãos de ferro”, mas que esconde um coração sensível quando o assunto é seu misterioso amor. Personagens populares e situações cotidianas prometem gerar identificação com o público, além de muitas risadas e emoção. 
 






 
  














 

O filme tem direção de Rangel Arede e Jayme Filho. Rangel, que também assina a produção, conta como surgiu a inspiração para o roteiro:
“Eu estava em Porto Alegre, em um restaurante da rodoviária, quando passou por mim uma garçonete cantando uma música em inglês, toda desafinada e com um inglês bem duvidoso. Achei bonita a alegria dela em cantar no ambiente de trabalho, mas também achei engraçado. Durante a viagem, o roteiro inteiro me veio à cabeça. Peguei o celular e gravei tudo. Em casa, transformei aquela ideia em roteiro. Entramos no edital, fomos contemplados e agora realizamos o sonho de contar essa história linda. Estou muito feliz com o resultado e profundamente grato a todos que tornaram o filme realidade. O Sr. Márcio Bresolin foi fundamental ao ceder o Quiosque Bresolin, onde gravamos a maior parte das cenas”, destacou.
O trailer do filme já está disponível ao público no YouTube, através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=tHaqV-FfA4E
A estreia está prevista para o próximo mês, no Quiosque Bresolin. 
 

Ficha Técnica

Argumento e Roteiro: Rangel Arede & Jayme Filho
Direção: Rangel Arede & Jayme Filho
Direção de Produção e Produção Executiva: Rangel Arede
Direção de Fotografia: Mariangela Cardoso
Direção de Arte: Isadora Forner e Tiago Forner Stefanello
Captação de Áudio: Rudmar Marques Cardoso
Captação de Imagens: Clesio Nielsen
Edição e legendagem: Mariangela Cardoso
Preparadora de elenco: Lenise Martins
Assistentes de produção: Nina Rosa Rangel e Mateus Oliveira
Still: Jayme Filho, Mateus Oliveira e Rodrigo Peres
Maquiagem: Ana Campos
Contra-regra: Rodrigo Peres e Thiago Derzete

Elenco

Iolanda – Lenise Martins
Vitor – Thiago Derzete
Ritinha – Rute Machado
Roberto Carlos (Tito) – Glauco Lemos
Paraguaçu – Rangel Arede

Atriz Convidada
Nina Rosa Rangel – como Dona Antônia

Figurantes

Ana Cristina de Lima Trindade; Ana Laura Molinari Proença; Andressa Leandro Machado; Catarina Trindade Saldanha; Ceres Lenita Fernandes Teixeira; Davidy Emanuel da Silva Bairros; Fernando Jacobsen Prates; Gabriel de Morais da Motta; Lívia Leite de Melo; Maria Iaraná Gomes Santos; Maya de Melo; Paulo Rogério Siqueira Moreira; Rodrigo dos Santos Ferrony; Schirlei Cornel Peres.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.