MTG participa de balanço da Sedec e lança projeto Vivências de Galpão com investimento de R$ 3,4 milhões no RS
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Alessandro Gradaschi, participou na segunda-feira (12) da solenidade de balanço das ações e resultados desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) no período de 2023 a 2025. O ato ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
No mesmo dia, foi lançado oficialmente o projeto Vivências de Galpão, iniciativa realizada em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O projeto contará com investimento de R$ 3,4 milhões e integra a estratégia estadual de valorização da cultura gaúcha, fortalecimento dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e estímulo ao turismo de experiência como instrumento de desenvolvimento regional.
A iniciativa prevê a seleção de 32 entidades tradicionalistas regularmente filiadas ao MTG, contemplando todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Do total de vagas, 30 serão preenchidas com base em critérios técnicos e pontuação, enquanto duas serão definidas por sorteio público, conforme previsto no edital, com o objetivo de assegurar transparência e igualdade de participação.
Além da qualificação da estrutura física e da gestão das entidades selecionadas, o projeto inclui ações de capacitação, promoção cultural e produção de informações que irão subsidiar o Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul. A proposta é estruturar os CTGs como pontos de visitação aptos a receber turistas, preservar saberes tradicionais e fomentar a economia local.
As inscrições para o projeto Vivências de Galpão seguem abertas até o dia 26 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente de forma digital. O edital completo está disponível no site oficial do MTG.
Durante a solenidade da Sedec, Gradaschi também representou o MTG no ato que marcou a despedida do secretário Ernani Polo e registrou agradecimento ao governador Eduardo Leite pela parceria institucional com o tradicionalismo gaúcho. Em manifestação, destacou a importância das parcerias para o fortalecimento das entidades e para a inserção do tradicionalismo na cadeia produtiva do turismo e da cultura. Gradaschi também agradeceu ao Secretário de Turismo Ronaldo Santini, parceiro essencial nessa construção do apoio ao tradicionalismo.
O vice-presidente administrativo, Luiz Henrique Lamaison e a tesoureira Eliane Reolon, também participaram da solenidade.








Disk-notícia:(55)9 9664.2581