Coluna Ponto de Vista

Reunião na Delegacia discute segurança e destaca sucesso do videomonitoramento em São Gabriel

 
No final da manhã deste sábado, 31, ocorreu uma reunião no salão de festas da Delegacia de Polícia com representantes de bairros de São Gabriel para tratar sobre segurança pública. 

 
O delegado Daniel Severo destacou a importância do videomonitoramento no combate aos furtos e citou o bairro Passo da Lagoa como exemplo positivo. Segundo ele, a ampla cobertura de câmeras tem facilitado a recuperação de bens furtados, com apenas dois registros no último ano, ambos solucionados. As imagens também ficam disponíveis na Delegacia de Polícia, auxiliando o trabalho de investigação. 
“Combatendo o furto, enfraquecemos o tráfico, pois um se alimenta do outro”, afirmou o delegado. 

 
A presidente do bairro Passo da Lagoa, Cláudia Achiles, lembrou que a comunidade já foi conhecida pelo chamado “Bonde do Passo da Lagoa” e destacou que a mudança começou após a experiência do programa São Gabriel Mais Segura no bairro Siqueira. 
“Soube do São Gabriel Mais Segura no Siqueira e levamos a ideia para o Passo da Lagoa. Foram quatro anos de trabalho, rua por rua. Hoje temos 22 câmeras, um aplicativo e um grupo onde todos ficam sabendo quando alguém estranho entra no bairro. As câmeras também estão ligadas à Delegacia. Se roubarem até uma planta, o bairro inteiro sabe”, afirmou. 

 
O capitão Iturbide, presidente da UAMOSG e morador do Passo da Lagoa, ressaltou que o sistema de videomonitoramento também tem auxiliado na elucidação de acidentes de trânsito e batidas envolvendo veículos no bairro. 
“Não é só furto. Já tivemos casos de acidentes e batidas que foram solucionados graças às imagens. As câmeras ajudam a esclarecer situações do dia a dia e trazem mais tranquilidade para os moradores”, destacou. 

O policial Nasion Marques explicou que, após a adesão dos bairros ao projeto, a Polícia Civil irá auxiliar na definição dos locais ideais para a instalação das câmeras. 
“Pedimos que a comunidade nos ajude e fique tranquila, pois todas as informações repassadas serão sigilosas”, afirmou. 
Marques ressaltou ainda que o caso de um jovem que cometia furtos no Passo da Lagoa foi um exemplo claro da importância do apoio da comunidade para a atuação policial. 


A reunião contou com a presença de lideranças de bairro, da imprensa, de representantes da empresa Defensul e do vereador Vagner Aloy Rodrigues (Maninho). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.