Coluna Ponto de Vista

Musicoterapeutas Miriã e Ester concluem pós-graduação em Musicoterapia Vibroacústica em São Paulo

As musicoterapeutas Miriã Avila Ribeiro e Ester Avila Ribeiro Nunes concluíram, neste mês, em São Paulo, a pós-graduação em Musicoterapia Vibroacústica, uma especialidade dentro da Musicoterapia. A conquista marca mais um importante avanço na qualificação profissional na área da saúde e do cuidado terapêutico.

 
A formação foi promovida pela Faculdade FGE, em parceria com a CBM Educação, reunindo dias intensivos de aulas teóricas e práticas. O evento de encerramento contou com a participação da coordenadora da pós-graduação, a musicoterapeuta Viviane Magalhães (Vivi Daviola), reconhecida nacionalmente como referência na Vibroacústica, e reuniu profissionais de vários estados do Brasil.
A especialização aprofunda o uso terapêutico do som e da vibração, com aplicação clínica fundamentada na neurociência e na acústica. A Musicoterapia Vibroacústica compreende o som como fenômeno físico e biológico, partindo do princípio de que tudo vibra e de que o organismo humano responde a esses estímulos de forma terapêutica. 


Em países desenvolvidos, essa abordagem já é amplamente utilizada em contextos clínicos e hospitalares, contando com diversos estudos científicos que investigam seus efeitos. Diferente do som que escutamos no dia a dia, a vibroacústica utiliza frequências sonoras direcionadas ao corpo, percebidas não apenas pelo sistema auditivo, mas também por tecidos, células, ossos e sistemas fisiológicos. Essa forma de aplicação sonora promove respostas neurológicas e corporais profundas, contribuindo para o relaxamento, a regulação do sistema nervoso e o bem-estar global.

No interior do Rio Grande do Sul, ainda são poucos os profissionais com essa formação específica. Atualmente, estima-se que existam apenas três musicoterapeutas especializados na área, sendo duas delas as irmãs Miriã e Ester, que atuam diretamente em São Gabriel e região.

Para as profissionais, a conclusão do curso representa mais um passo no compromisso com a formação contínua e com a oferta de atendimentos éticos, responsáveis e cientificamente embasados. 
As musicoterapeutas realizam atendimentos clínicos em São Gabriel e região todos os dias da semana, inclusive feriados, atendendo em home care, clínicas, hospitais e também em seu espaço próprio, localizado na Rua Sueli Barbosa de Abreu, 332, salas 1 e 2. Os atendimentos também podem ocorrer na modalidade on-line. 
A comunidade está convidada a conhecer a clínica musicoterapêutica, bem como os materiais educativos e livros didáticos desenvolvidos pelas profissionais, que têm como objetivo ampliar o acesso à informação e à saúde integrativa por meio do som. 
Agendamentos podem ser realizados pelo WhatsApp: (55) 99165-7613. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.