Rede socioassistencial se reúne para avaliação do 1º trimestre de 2026
Na manhã da última sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do setor de Vigilância Socioassistencial, reuniu assistentes sociais, servidores dos CRAS, CREAS, CadÚNICO, Conselho Municipal de Assistência Social, Casa de Acolhimento, alunos de psicologia da Urcamp, Agentes de Desenvolvimento da Família e servidores da Secretaria com o objetivo de apresentar o relatório de atividades do primeiro trimestre de 2026 da Vigilância Socioassistencial, além de promover o alinhamento das ações da rede socioassistencial do município. O encontro, aberto oficialmente pela secretária de Assistência Social, Ana Paula Scipione Capiotti, aconteceu no período da manhã, no auditório do IPRESG.
O psicólogo Gustavo Nagipe, coordenador da Vigilância Socioassistencial, apresentou dados atualizados sobre o perfil da população atendida, evidenciando os principais desafios enfrentados pelas equipes no território. O diagnóstico socioterritorial destacou que São Gabriel possui uma população estimada de 60.090 habitantes, sendo que 22.706 pessoas estão inscritas no Cadastro Único, o que representa 37,7% da população. Esses números reforçam a importância das políticas públicas voltadas à proteção social.
A Vigilância Socioassistencial teve seus objetivos reforçados no encontro, com ênfase na identificação de vulnerabilidades, no acompanhamento de notificações de violência, no monitoramento da qualidade dos serviços e na construção de indicadores que auxiliem na tomada de decisões. A iniciativa também busca ampliar o conhecimento sobre a realidade das famílias atendidas, permitindo intervenções mais eficazes.
Outro destaque foi a apresentação dos dados de atendimento do Cadastro Único no primeiro trimestre, que somaram 3.460 atendimentos e 135 visitas domiciliares. Já na Proteção Social Básica, foram registradas 25 novas famílias inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), 331 famílias em acompanhamento e 564 atendimentos individualizados nos CRAS do município.
Na área da Proteção Social Especial, através do CREAS, os números também chamaram atenção: foram 55 novos casos inseridos no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), com 217 casos em acompanhamento e 260 atendimentos individualizados. Entre as situações acompanhadas, destacam-se 39 pessoas vítimas de violência ou violação de direitos com atendimentos a pessoas em situação de rua, mulheres e idosos.
Durante o encontro, foi reforçada a importância da atuação integrada entre os órgãos responsáveis pelas notificações de violência, como Conselho Tutelar, Polícia Civil e Vigilância em Saúde, garantindo maior efetividade na proteção das pessoas em situação de risco.
O evento também abordou dados relacionados ao trabalho e renda, composição familiar, escolaridade e condições habitacionais, fundamentais para o planejamento das ações da assistência social no município. A iniciativa foi avaliada como um momento estratégico de troca de informações e fortalecimento da rede socioassistencial, contribuindo para a qualificação dos serviços e para o atendimento mais eficiente às demandas da população gabrielense.







Disk-notícia:(55)9 9664.2581