Coluna Ponto de Vista

37º JINCOP reúne mais de 1.500 atletas e movimenta a comunidade escolar de São Gabriel

Cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Chiapetão, marcou o início de uma das maiores competições escolares do município, que reúne estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares 

Mais de 1.500 atletas escolares, de diferentes instituições de ensino de São Gabriel, integram a 37ª edição dos Jogos Intercolegiais da Primavera Professor Ilo Nunes de Oliveira (JINCOP). A competição teve sua abertura oficial realizada na noite desta quarta-feira (23), no Ginásio Chiapetão, reunindo estudantes, professores, familiares, autoridades e representantes da comunidade escolar em uma cerimônia que marcou o início de mais uma edição dos jogos.



Representando o prefeito Lucas Menezes, a vice-prefeita Sandra Weber participou da solenidade, ao lado da secretária municipal de Educação, Déia de Souza, que também acompanhou o início da programação esportiva, que se estenderá pelas próximas semanas. Também estiveram presentes o secretário da Fazenda, Artur Goulart; secretário de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José João Barcellos; a coordenadora da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Daiane Saldanha; os vereadores Adão Santana, Sildo Cabreira e Giovana Gonçalves; o diretor administrativo da Secretaria de Educação, Juliano Ferreira; além de servidores e integrantes da equipe da pasta. O gerente do Banrisul de São Gabriel, Gustavo Pivotto, e o assessor parlamentar, Thiago Lannes; também estiveram presentes. O evento reúne escolas municipais, estaduais e particulares em uma programação que contempla diferentes modalidades e transforma o esporte em espaço de integração, convivência e incentivo à prática esportiva entre os estudantes.


A cerimônia de abertura contou com o tradicional desfile das delegações participantes e a entrada da tocha, conduzida, neste ano, pela professora homenageada Adriana Martins. Com notória contribuição para o desenvolvimento da prática desportiva nas escolas de São Gabriel, a professora foi escolhida para representar a trajetória e a importância do esporte na formação dos estudantes do município.

A celebração também ganhou um momento especial com a apresentação da Confraria da Dança e a escolha das soberanas da 37ª edição do JINCOP. Entre aplausos da comunidade escolar, foram escolhidas Isadora Saldanha Oliveira, da EMEF João Goulart, como Baby; Isabelly Figueiredo Escobar, da EMEF Ginásio São Gabriel, como Brotinho; Isis Klafke Costa, da Escola Estadual João Pedro Nunes – Poli, como Boneca; e Paula Isabeli Moreira Soares, da EMEF Presidente Kennedy, como Princesa. Para representar a edição de 2026 como Rainha do JINCOP, foi eleita Isabelly Siqueira Vidal, da EMEF João Goulart.

As disputas começaram na quinta-feira (24) e seguem ao longo das próximas semanas, com competições em diferentes modalidades. O Ginásio Chiapetão será a sede dos esportes de quadra e um dos principais pontos de concentração dos jogos.
A programação inclui modalidades como xadrez, karatê, futebol 7, beach tênis, futsal, basquete, handebol, voleibol, vôlei de areia e tênis de mesa. A edição de 2026 também amplia a programação com a presença dos esportes de areia, diversificando as possibilidades de participação dos estudantes.
Ao reunir mais de 1,5 mil atletas em torno do esporte, o JINCOP reafirma seu papel como uma iniciativa de integração da comunidade escolar e de estímulo à prática esportiva. Mais do que a disputa por medalhas e troféus, os jogos proporcionam aos estudantes experiências de convivência, respeito, disciplina, amizade e espírito esportivo. A Secretaria Municipal de Educação convida a comunidade a acompanhar e prestigiar as competições da 37ª edição dos Jogos Intercolegiais da Primavera Professor Ilo Nunes de Oliveira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.