Coluna-Ponto-de-Vista-1

Produtoras de Santa Margarida do Sul recebem capacitação em panificados

Na busca por qualificação e atualização na área de panificados, 12 agricultoras familiares da comunidade Santa Margarida, no município de Santa Margarida do Sul, participaram de curso de panificação caseira. As aulas foram ministradas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Graziela Di Napoli, com carga horária de 24h. A capacitação, de 17 a 19 de fevereiro, foi promovida pela Emater/RS-Ascar. 
O curso de panificação caseira foi divido em aulas teóricas e práticas. Na primeira parte, foram apresentados assuntos como o histórico da panificação, higiene pessoal, higiene dos utensílios, equipamentos e ambientes e ingredientes básicos para as receitas. Já as aulas práticas contaram com o preparo de pães de abóbora, batata e mandioca, bolachas e massas para ravióli, canelone e pizzas. Além disso, as produtoras foram orientadas quanto aos processos básicos de congelamento e descongelamento, armazenamento e embalagens. 
Das 12 produtoras, duas já comercializam pães, cucas e biscoitos, entre elas, Cléia Ramires, que busca qualificação para fornecer os panificados para a alimentação escolar. Sonia Oliveira e Silva conta que a capacitação foi uma oportunidade de se qualificar e melhorar os produtos que comercializa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.