Coluna-Ponto-de-Vista-1

Chefe do Cartório Eleitoral explica duplicidade de filiações

                                               Foto: Elson Teixeira/Especial



“Quem não procurar o cartório até o dia 30 terá sua filiação anulada”, destaca Cláudia

Há cerca de 15 dias, o blog trouxe à tona o caso da Sra. Marta Barbosa Gonçalves, que no último dia 25 de novembro, recebeu uma notificação da Justiça Eleitoral comunicando que nos Sistemas do órgão foi encontrado mais de um registro de filiação partidária em seu nome, o que motivaria o cancelamento dos registros.
O 1º - PP – filiado em 13 de Abril de 2002
O 2º - PP - filiado em 13 de Abril de 1902
Tal fato motivou a divulgação de outros casos, dentre eles, o do colega de imprensa Juca Castilhos, dentre outros.
Após o fato, o blog recebeu o contato da Chefe do Cartório Eleitoral, Cláudia Sica da Fonte, que explicou o fato atípico.
Segundo Cláudia, situações deste tipo ocorreram devido ao fato de pessoas responsáveis por digitar o registro de filiações partidárias terem digitado apenas 2 em vez de 4 dígitos, sendo que o sistema reconhecia tanto datas de 1900 quanto de 2000, por isso do problema das duplicidades.
“O sistema reconhece datas de 1900 até o dia de hoje e a não digitação dos 4 caracteres, mas de apenas 2, resultou nisso”, destaca Cláudia que completa informando que grande parte das filiações feitas a partir de 2000 resultaram nestas exóticas duplicidades.
A Chefe do Cartório Eleitoral ressalta que quase todos os partidos passaram por esta situação sendo o PDT o partido com maior número de casos, até pelo fato do mesmo ter o maior de filiados na cidade.
“Para se ter uma ideia o problema foi tamanho que tem até pessoas filiadas em 8 partidos”, comenta.
Para resolver este impasse, Cláudia ressalta que inclusive está sendo alterado o sistema cujo antigo era o FILEX e passará a ser o FILIAWEB, o software poderá ser baixado direto do site do TSE, porém no mês de março, o Juiz José Pedro Eckert, estará realizando reunião com os Presidentes dos Partidos, a fim de distribuir uma senha para que alguém designado pelo próprio partido opere o sistema passando a fazer as alterações necessárias pela internet, trabalho este que feito antigamente pelo cartório eleitoral.
“Estamos trabalhando incansavelmente neste trabalho, visando a sua regularização e pedimos as pessoas que procurem o cartório até o dia 30, do contrário, o TSE anula a filiação”, ressalta Cláudia.
Para procurar o Cartório Eleitoral basta comparecer a Travessa Paul Harris, 56, próximo a Estação Rodoviária, sendo que a partir de hoje até o final de fevereiro, o horário de atendimento será das 13h às 19h. Após esta data, volta ao horário normal que é das 12h às 19h.

Um comentário:

  1. Esta senhora sempre inventando coisas. O dia que for embora daqui, prestará um grande serviço a comunidade.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.