Coluna-Ponto-de-Vista-1

Criada a Comissão Comunitária Pró-Colégio Tiradentes






Objetivo é iniciar as atividades da escola
já no mês de março. Prova de seleção
deverá ser em fevereiro


Na tarde de segunda-feira, 28, foi realizada reunião no Salão de Atos da Prefeitura, objetivando a formação de uma Comissão Comunitária Pró-Colégio Tiradentes. 
Representantes de entidades, clubes de serviço, entre outros, ouviram atentamente as explanações do Prefeito Rossano, de Tânia Miranda (19ª CRE – Conselho Regional de Educação), do Capitão Fagundes, da Brigada Militar (que comandará o Colégio Tiradentes em São Gabriel) e da Secretária de Educação, Denise Notajárgamos. A reunião também teve a participação dos Secretários Guilherme Medeiros, Artur Goularte, Paulo Antônio Oliveira e Everson Dornelles, além dos vereadores Maninho e Beka.
A montagem desta comissão busca cada vez mais fortalecer a implantação da Instituição de Ensino, que servirá como referencial às demais escolas. Quanto aos alunos da Escola Dr. Dácio, estes serão remanejados para outras escolas da rede municipal, sem prejuízos de qualquer ordem. Os professores deste educandário que possuírem habilitação para ensino médio e quiserem permanecer na Escola Tiradentes também não haverá empecilho, desde que acordo com a direção.
Outra importante notícia trazida na reunião foi de que não serão medidos esforços para que o Colégio Tiradentes funcione em São Gabriel já no mês de março, com a prova de seleção sendo realizada no mês de fevereiro.
Para que tudo isso se concretize importantes medidas deverão ser tomadas.
Segundo Tânia Miranda, da 19ª CRE, a escola deverá ser equipada com uma biblioteca com no mínimo mil volumes, atualizados de todas as matérias, o que custaria o valor de R$ 40 mil, além de um laboratório de informática, com valor aproximado de R$ 20 mil.
O Capitão Fagundes destaca que o valor necessário para colocar a escola em funcionamento em nossa cidade é reduzido se compararmos com as outras cidades que já contam com a escola.
Para o Prefeito Rossano alguns ajustes deverão ser feitos, mas estes ficarão a cargo da Prefeitura. “Temos que ver a questão da acessibilidade, dentre outros, mas estes a Prefeitura assume. O importante é que esse processo, na 19ª CRE, seja encaminhado na primeira semana de janeiro para que tudo ocorra no prazo desejado”, destaca.
Um importante depoimento também foi dado pelo Senhor José Francisco Costa, que integrou uma escola com os padrões do Colégio Tiradentes. “Como ex-aluno de uma escola dessas não poderia de deixar aqui o meu depoimento. Fui aluno da Escola Presidente Wesell, escola municipal cujo ingresso era por vestibular, dois turnos de segunda a sexta. A sociedade precisa de escola que sejam exemplos”, salienta.
A Secretária Denise Notajárgamos destaca que o município está vivendo um momento único com esta conquista. “É um momento histórico para São Gabriel. Quando a escola estiver em funcionamento, a população vai constatar o quanto ela é bem organizada”, enfatizou Denise.
A Comissão irá realizar reuniões seguidamente, sendo que a próxima será na segunda-feira, 4, às 14h, no Salão de Atos da Prefeitura, onde serão discutidos dentre outros assuntos a importância de se doar livros para que o objetivo de adequação da biblioteca seja alcançado mais rapidamente.
Ao término da reunião, o Prefeito Rossano fez uma avaliação do que foi obtido até agora e destacou que os valores necessários para que o Tiradentes se instale em nossa cidade serão buscados na comunidade. “Se tivéssemos que colocar o dinheiro, o município se sacrificaria e o faria. Mas esta será uma conquista da comunidade. Eu estou aqui de passagem, temos que pensar São Gabriel nos próximos 20 anos.”, finaliza.
Em breve serão conhecidos os nomes dos integrantes da Comissão Comunitária Pró-Colégio Tiradentes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.