Coluna-Ponto-de-Vista-1

PSDB avalia que entrada de José Fogaça na disputa pode facilitar desafio de chegar ao segundo turno

A entrada do prefeito José Fogaça (PMDB) na disputa pelo Palácio Piratini levou alívio e preocupação aos aliados de Yeda Crusius (PSDB). Isso porque as baterias da oposição, até então concentradas na governadora, se voltam para o peemedebista, oferecendo mais espaço para Yeda respira

Por outro lado, Fogaça é considerado um obstáculo mais difícil de ser transposto, já que não passou pelo desgaste de governar o Estado. Entre os integrantes do núcleo do governo, há a compreensão de que Yeda e o prefeito de Porto Alegre irão brigar por uma vaga do segundo turno da eleição de 2010. A outra estaria reservada ao ministro Tarso Genro (PT), líder nas pesquisas. Como o prefeito da Capital aparece em segundo lugar nos levantamentos, o plano dos aliados de Yeda é fazê-la alcançar 20% das intenções de voto nos três primeiros meses do ano que vem.

Tal ambição era considerada impensável poucos meses atrás, quando Yeda era alvo de um pedido de impeachment e respondia como ré a um processo de improbidade administrativa na Justiça Federal de Santa Maria. Com o arquivamento do impeachment na Assembleia e o entendimento do Tribunal Regional Federal de que a governadora não pode ser julgada em primeira instância, o PSDB ganhou fôlego.

Embora os integrantes mais céticos acreditem que sucessivos escândalos tenham deixado sequelas irrecuperáveis na gestão de Yeda, os mais otimistas argumentam que ela terá uma folga dos ataques da oposição. Isso, acreditam, ocorreria por conta da entrada de Fogaça, do descrédito da população em relação a denúncias contra o Palácio Piratini e do recesso parlamentar, época em que há desmobilização das bancadas na Assembleia.

– A CPI da Corrupção está chegando ao final e onde está o Detran, a Operação Rodin? O PT está preocupado com o Projeto Integrado Socioambiental de Fogaça – diz um aliado de Yeda, referindo-se às denúncias feitas pela presidente da CPI, Stela Farias (PT), contra o programa de ampliação do sistema de esgoto da cidade.

Com informações do jornal Zero Hora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.