Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coordenador da Secretaria de Obras questiona declarações de vereador




O Coordenador da Secretaria de Obras, Carlos Eugênio Villanova, questionou as declarações feitas pelo líder da bancada do PR, Vereador Rômulo Farias, quando este mencionou as obras do Ecossano, procedimento em que serviços de canalização são feitos utilizando pneus. O procedimento é inspirado em iniciativas semelhantes realizadas nos municípios de Pelotas, Gravataí, Bagé e Cachoeirinha, o que exclui qualquer comentário de que os gabrielenses estariam sendo “cobaias”.
Outro fator impulsionado pela nova atividade em nossa cidade é redução de poluição visto que o grande número de pneus, que agora é aproveitado na canalização, eram queimados nas cimenteiras, liberando substâncias tóxicas.
“Além disso, o esgoto a céu aberto causa doenças como a dengue, do que estamos privando a comunidade”, destaca Villanova. “Além disso, o uso de pneu traz oportunidade de renda a catadores, atendendo a Resolução 258 do CONAMA”, acrescenta.
“Todos os questionamentos feitos pelo vereador têm fins eleitorais, além de ser dotados de uma completa desinformação, visto que a água escoa fluentemente, pois os pneus acabam formando tubos”, enfatiza.
Quanto a liberação ou não de um laudo da FEPAM, o Coordenador enfatiza que tal procedimento é desnecessário pois o município tem convênio com ANIP (Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos) e Reciclanip. 
“Estamos realizando o procedimento ecologicamente correto, resolvendo um problema de saúde pública, pois o mosquito da dengue, a céu aberto, se espalha. Em pneus, ele fica dentro dos tubos (que são formados), sendo facilmente pulverizado nas bocas de lobo, como a fluxo é rápido, a água não fica parada”, explica.
A durabilidade dos pneus também foi levado em conta se comparado com o tubo de concreto, pois dura cerca de 500 anos, além de ter um custo menor, dando, assim, saneamento à população de baixa renda.
Em relação aos bairros atendidos, as atividades de canalização que estão realizados no Bairro Beira-Rio – considerado mais carente – e, posteriormente, deverão ser realizadas no Bairro Esplanada, e na sanga, localizada entre os Bairros Medeiros e Independência.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.