Coluna-Ponto-de-Vista-2

Coluna Giancarlo Bina



HIPOTIREOIDISMO
A glândula tireóide é uma estrutura responsável pela produção de alguns hormônios importantes para a composição e estrutura de nosso organismo. A mesma se localiza na porção anterior da região cervical e produz os hormônios T4 e T3, que possuem diversas funções em nosso organismo.

Hoje, vamos trazer à tona um problema muito comum relacionado ao funcionamento dessa glândula: o HIPOTIREOIDISMO.

O Hipotireoidismo é uma doença relacionada à diminuição na produção de hormônios pela glândula tireóide, o que faz com que nosso organismo sinta seus efeitos maléficos desde o princípio desta carência. Esta doença tem relação familiar e estima-se que, aproximadamente, 4% de nossa população seja afetada por essa patologia.

A herança familiar tem sido relatada como uma das principais causas para desenvolvimento de doenças de tireóide e o hipotireoidismo não foge à regra. É comum encontrarmos pacientes que se destinam aos consultórios médicos com ganhod e peso, achando que tem algum problema na glândula, mas o fato é que a maioria dos casos não se confirma.

Sintomas e sinais tais como cansaço, fraqueza, dores articulares, ganho de peso, inchaço em membros inferiores, ansiedade, nervosismo, depressão, queda de cabelos, unhas frágeis, constipação intestinal, irregularidade menstrual, intolerância ao frio, crescimento da glândula (bócio) são muito freqüentes e devem nortear o paciente a procurar auxílio médico.

Este tipo de doença é diagnosticada através da análise destes sinais e sintomas e pela dosagem dos hormônios T4 e TSH, este último um estimulador na produção de hormônios pela tireóide.

Ao ser diagnosticada a patologia é importante iniciar a reposição hormonal com dosagens calculadas de Levotiroxina (T4), para que os sintomas sejam eliminados e a qualidade de vida do indivíduo não seja afetada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.