Coluna-Ponto-de-Vista-2

Processo Seletivo UNIPAMPA - passo-a-passo da última etapa

Com o fechamento da última fase de classificação com a nota do Enem via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a etapa de matrículas na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – começa nesta terça-feira, dia 9 de março, e termina na sexta-feira, 12 de março. Para facilitar o acesso aos candidatos nesses dias, as secretarias acadêmicas vão funcionar das 9h às 20h, sem intervalos, nos dez campi da Universidade. O resultado da ocupação de vagas será divulgado no dia 13, sábado.

Como vai funcionar a lista de espera

A lista com os aprovados foi divulgada na sexta-feira, dia 5 de março, mas essa não será a única relação de nomes a consultar a partir de agora. Durante o período de matrículas, os candidatos não-aprovados poderão confirmar interesse em ocupar uma vaga remanescente no mesmo curso no qual se inscreveram, através de uma funcionalidade de lista de espera que será oferecida no portal do SiSU, em http://sisu.mec.gov.br. 

O aproveitamento dessa lista vai ocorrer como segue:

14 de março: a equipe do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo sistema vai gerar uma listagem de espera, para uso dos cursos e com envio de mensagem para os candidatos nela inscritos. No mesmo dia, o SiSU vai convocar os candidatos inscritos, em número igual às vagas disponíveis em cada curso, através de e-mails e do boletim individual dos candidatos

15 e 16 de março: os candidatos convocados devem comparecer às secretarias acadêmicas com a documentação exigida pela UNIPAMPA e realizar suas matrículas.

17 de março: o SiSU vai gerar os dados das vagas ocupadas e disponíveis e encerra o processo seletivo.

Nos casos em que ainda restarem vagas disponíveis após o dia 17 de março, cada instituição vai ter de lançar edital contendo o número de vagas remanescentes e as regras para o seu preenchimento, e poderá optar por usar a lista de espera do SiSU ou outra sistemática própria.

Documentação exigida para matrículas

Carteira de Identidade
Certificado de alistamento militar – para candidatos de sexo masculino com mais de 18 anos de idade
CPF
Título de eleitor, com comprovante de votação ou justificativa de não-votação na última eleição, em ambos os turnos, se for o caso
Foto 3X4 atual
Histórico Escolar e certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou Diploma de Graduação

Quem obteve uma das vagas oferecidas pelo sistema de políticas afirmativas (cotas) precisa apresentar ainda outros documentos no ato da matrícula.
Candidato com necessidades educacionais especiais deve apresentar um atestado médico que comprove a deficiência
Candidato que tenha cursado todo o Ensino Médio em escola pública deve apresentar o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão de Ensino Médio, comprovando tê-lo cursado integralmente em escolas públicas
Candidato autodeclarado negro, além de apresentar o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão de Ensino Médio, comprovando tê-lo cursado integralmente em escolas públicas, deve apresentar uma autodeclaração de que é negro, devidamente assinada
Candidato indígena residente em território nacional, além de apresentar o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão de Ensino Médio, comprovando tê-lo cursado integralmente em escolas públicas, deve apresentar o Registro Administrativo de Índio (Certidão de Nascimento emitida pela FUNAI)
A apresentação desses documentos pode ser em cópia autenticada ou com cópia acompanhada do original. As secretarias acadêmicas de cada campus fazem a autenticação para efeitos de matrícula.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.