Coluna-Ponto-de-Vista-1

As últimas horas para declarar o IR

As horas estão passando, e falta pouco tempo para acabar o prazo de declaração do Imposto de Renda, que vai até as 23h59min desta sexta-feira.
A Receita Federal alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nas últimas horas, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao www.receita.fazenda.gov.br. O órgão avisa que não é necessário o preenchimento do campo “nº do recibo” para fazer a declaração. Segundo a Receita, o número só será exigido do contribuinte se a declaração apresentada for “retificadora”.
O contribuinte que fizer a declaração depois do prazo pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido. A dica de especialistas é enviar a declaração mesmo se estiver faltando algum detalhe ou se houver dúvidas e, depois do prazo, fazer a declaração retificadora. Com isso, é possível evitar a multa. A Receita recebeu, até as 17h39min de ontem, 85,6% das declarações previstas no Estado. Ou seja, 14% dos gaúchos ainda não havia declarado até ontem à tarde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.