Prefeitura efetua readequação ambiental do aterro controlado
![]() |
Fiscal do Empreendimento, Jovelino Severo dos Santos (Braguinha). |
A preservação do meio-ambiente vem sendo priorizada pela Administração Municipal de acordo com as normas requeridas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) em relação ao Aterro Controlado, localizado nas proximidades da BR-290. De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura, Relso Borges, os procedimentos seguem as exigências ambientais da FEPAM e do Ministério Público.
Relso informa que as adequações seguem um projeto de remediação ambiental (série de operações visando corrigir problemas em áreas contaminadas) apresentado por um profissional da área técnica, sendo que recebem vistorias da FEPAM a cada dois meses. “O local sofrerá laudos a cada três meses, para medição do volume do resíduo apresentado, na qual os resultados serão apresentados ao Ministério Público”, explica.
No local, a revitalização seguiu as normas pedidas pelas autoridades. Atualmente, além da recuperação, é feito a triagem dos resíduos, onde 20 funcionários trabalham no aterro, com carteira assinada. “Seguimos estas normas, de acordo com o que foi determinado pela FEPAM e Ministério Público. A Prefeitura tem dado apoio para que este trabalho seja realidade”, salientou o administrador do Aterro, Luis Rossato, no que foi apoiado pelo Fiscal do Empreendimento, Jovelino Severo dos Santos (Braguinha).
“A gente fez um bom trabalho para manter tudo direitinho, e o pessoal está contente com isso”, frisou Braguinha. O aterro controlado recebeu uma revitalização geral, para atender as normas da FEPAM e Ministério Público, no trabalho desenvolvido pelas equipes coordenadas por Jovelino.
A conclusão final dos trabalhos se dará quando for concedida a licença de operação da nova Central de Resíduos (novo aterro), que estará localizada na divisa dos municípios de São Gabriel e Rosário do Sul, e está em fase conclusiva de Estudos do Impacto Ambiental (EIA/RIMA), suprindo assim a necessidade de São Gabriel, bem como de outros municípios da região.
“As vistorias estão sendo realizadas pela regional da FEPAM de Alegrete, mas a empresa responsável pela coleta e destinação está em fase de implantação desta nova compostagem, proporcionando a diminuição do volume a ser compactado, sendo que este composto atende a horticultores e fruticultores do município”, finaliza Relso Borges.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581