Coluna-Ponto-de-Vista-1

Incra/RS inicia colheita de arroz irregular em Manoel Viana

     Com duas máquinas contratadas para o serviço, o Incra/RS deu início ontem (27) à colheita de 123 hectares de arroz plantado irregularmente no assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana. A ação foi acompanhada por dois oficiais de justiça e por policiais da Brigada Militar. Os assentados que arrendaram seus lotes para o plantio foram notificados pela Justiça Federal.
     A expectativa é colher um total de 11 mil sacas. A operação deve se estender pela próxima semana, e depende do bom tempo. O Instituto contratou colheitadeiras, graneleiros e caminhões para garantir a colheita. O arroz está sendo armazenado na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de São Gabriel.

   Na semana passada, o Incra/RS já havia apreendido, com ordem judicial, máquinas usadas pelo arrendatário da área. O equipamento está depositado no Instituto Federal Farroupilha, em Alegrete.

Processos

     Assim como ocorreu com as colheitas realizadas no ano passado em Viamão e Eldorado do Sul, o arroz colhido em Manoel Viana ficará armazenado, podendo ser leiloado, com o valor resultante depositado judicialmente, no aguardo de uma decisão.  
Além da ação judicial sobre o arroz, o Incra/RS vai abrir processos administrativos para ouvir os 12 assentados envolvidos no arrendamento. Eles podem perder os lotes e serem excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Produção

     Criado em 1999, o Santa Maria do Ibicuí possui mais de 6 mil hectares, onde vivem 225 famílias. Basta andar pelas vias do assentamento para encontrar uma produção rica e variada, com hortas, lavouras de milho, de soja, de mandioca, entre outros. Um dos destaques é o leite recolhido pela Cooperativa Regional dos Assentados da Reforma Agrária de Manoel Viana: são cerca de 60 mil litros mensais recolhidos, resfriados e repassados à Elegê. A cooperativa conta com um tanque e três resfriadores – dois foram adquiridos pelo Incra/RS através do programa Terra Sol.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.