Coluna-Ponto-de-Vista-1

Da Capital ao Pampa

Limpeza

      Andei um pouco desligado de São Gabriel nos últimos dias e acabei ficando sem assunto para escrever. Mas essa minha querida terra natal não falha em me oferecer surpresas. Pela coluna do amigo Anderson Almeida, fiquei sabendo que o vereador Rômulo Farias desceu lenha no Colégio Tiradentes porque teriam obrigado seu filho, aluno da escola, a fazer faxina. “Não criei meu filho pra isso”, teria dito.
       Haja paciência vereador. Fique o senhor sabendo que muitas pessoas veem na faxina um meio de sustento pra si e suas famílias. Trata-se de um trabalho digno, tanto quanto outro qualquer. Por muitas vezes mais honesto que a vereança, diga-se de passagem. Por acaso Vossa Excelência considera os funcionários que fazem a limpeza da Câmara de Vereadores menos cidadãos que o senhor?


       Aqui em Porto Alegre, não tenho empregada doméstica. Quem cuida dos afazeres da casa somos eu e minha namorada. Eu faço faxina, vereador. E não me sinto nem um pouco envergonhado por isso. A sua casa é uma pocilga que nem limpa? Acredito que não. Portanto, segundo seu raciocínio, todo dia tem alguém sofrendo a humilhação de limpar seu banheiro.
       Faça-me o favor, vereador. O Colégio Tiradentes é administrado pela Brigada Militar. Como tal, trabalha com atividades extracurriculares do cotidiano militar, sob um regime disciplinar diferenciado. Além disso, todos os alunos que lá estão ingressaram por meio de um processo seletivo pago, ou seja, candidataram-se a uma vaga.
       Se o senhor acha que seu filho não deve se submeter às regras, troque-o de escola. No popular, desocupe a moita. Tem uma fila de jovens esperando na fila. Acredito que consiga uma vaga na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, por exemplo.  O único problema seria a falta de professores, resultado da transferência de docentes feita “nas coxas”, justamente para o Colégio Tiradentes, em função da pressão que se tinha para colocá-lo em funcionamento.
       Outro conselho vereador: o senhor pode fazer melhor uso da tribuna da Câmara para discutir assuntos do interesse coletivo da sociedade. Nunca é demais polir o que se vai dizer ao público. Se bem que polir também é limpeza e o senhor não deve ter sido criado para isso.
       São Gabriel realmente não cansa de me surpreender. 
       Contato: carlosismaelm@gmail.com 

       Essa edição foi enviada aos jornais Tribuna Popular, Cenário de Notícias, Correio Gabrielense, A Notícia, e Jornal da Cidade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.