Virgínia Brancato de Brum assume reitoria da Urcamp
![]() |
Virgínia assume no lugar de Arno Cunha |
O dia de ontem (16) foi marcado pela notícia da renúncia ao cargo de reitor de Francisco Arno Vaz da Cunha, reeleito reitor da Urcamp em 2008. No início da noite a então vice-reitora, Virgínia Brancato de Brum assume as funções relacionadas a reitoria em um ato que definiu como de direito e dever. Em reunião com as coordenações de setores e cursos, a nova reitora foi enfática ao externar que a única forma de viabilizar a regularidade dos compromissos institucionais é uma trégua nas paralisações: “a trégua neste momento é fundamental para encerrar o semestre letivo e uma série de compromissos já assumidos” afirma a nova reitora. Os pró-reitores de todos os câmpus, inclusive Bagé, colocaram seus cargos a disposição, assim como as coordenações presentes em reunião realizada no final da tarde de ontem (16).
O primeiro compromisso assumido pela reitora foi o repasse para a folha de pagamento de todo o valor arrecadado com as rematrículas que acontecem no início de julho: “não sabemos o volume de recursos que darão entrada nos cofres da Urcamp, mas afirmo que a totalidade destes valores serão destinados a folha de pagamento” garante.
A renúncia
Na manhã de quarta-feira, a professora Virgínia recebeu uma carta oficial onde Cunha abre mão do seu cargo, mas manifesta sua intenção de seguir ligado à universidade exercendo outras funções. Além de questões de saúde já controladas, a reitora informa que Arno estaria deixando sua função para dar espaços para as novas propostas administrativas debatidas nos encontros entre as entidades sindicais, como se as críticas tivessem um poder salvador maior do que todas as iniciativas já adotadas pela reitoria até então para equilibrar as contas e serviços da instituição.
A nova reitora
Natural de Alegrete, Virgínia Brancato de Brum é natural de Alegrete. É casada com o advogado Floriano Brum, tem 3 filhos: Ana Cláudia, Ana Laura e Braz Felipe que lhe deram quatro netos Gabriela, Matheus, Gabriel e Augusto. É graduada em Pedagogia pela PUC-Uruguaiana, Pós-Graduada no Curso de Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela PUC- Porto Alegre.
Possui vários Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização em Administração Educacional, principalmente focados no desenvolvimento de pessoas e dinâmica de grupos. Além disso a professora se especializou em Gestão da Qualidade, e por quatro anos foi coordenadora de capacitação do Comitê da Qualidade da Fronteira-Oeste do RS.
Suas experiências profissionais foram as seguintes: docente nas disciplinas de Didática da Educação, História da Educação, Prática de Ensino; docente dos Cursos de pós-graduação Lato-Sensu da disciplina de Ética e Educação, Orientadora Pedagógica do Instituto de Educação Osvaldo Aranha e Colégio Divino Coração.
Responsável pela implantação da Assessoria Técnico Pedagógica da 2ª Delegacia de Educação, em Alegrete da qual foi posteriormente Delegada Adjunta, chegando a Delegada de Educação; Vice-Presidente da Fundação Educacional de Alegrete por um período de 4 anos, Presidente do DCE -37, órgão que congregava o Ensino Superior, Presidente da Associação de Professores e Funcionários da Fundação Educacional de Alegrete por um período de 3 anos.
Liderou a implantação do Programa de Qualidade Total no Campus Universitário de Alegrete, quando a Instituição recebeu 5 prêmios na categoria que estava inscrita do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) do RS, Diretora Geral e posteriormente Pró-Reitora do Câmpus Universitário de Alegrete por 10 anos consecutivos.
Em 2004 recebeu convite do Professor Francisco Arno Vaz da Cunha para assumir a Vice-reitoria Acadêmica da URCAMP.
Títulos e Comendas recebidos
1. Comenda – Dedicação e Trabalho – Prefeitura Municipal de Alegrete – 1995;
2. Distinção Mérito Legislativo - Câmara de Vereadores de Alegrete - 1996;
3. Comenda do Mérito Osvaldo Aranha – Prefeitura Municipal de Alegrete – 1998;
4. Colaborador Emérito Exercito Brasileiro – Guarnição Federal de Alegrete - 2000;
5. Comenda – Destaque Educação – Comemoração dos 170 anos da emancipação política do município de Alegrete – Câmara de Vereadores de Alegrete – 2002.
Nota Oficial
AOS PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
Frente aos últimos acontecimentos que resultaram na renúncia do nosso reitor, Professor Arno Cunha, venho, através desta nota, informar que como vice-reitora assumirei as funções que me são de direito e dever conforme estatuto da nossa Universidade.
Para conseguirmos manter a ordem e o processo acadêmico vivo, faz-se necessário uma trégua, com a imediata retomada das aulas, que nos permita a continuidade de todas as ações em andamento como rematrícula, término do semestre letivo, vestibular de inverno, cursos de férias, efetivação das formaturas, renovação de reconhecimento de cursos e recredenciamento da Universidade.
Finalmente, a efetivação do novo programa de Ensino Superior Comunitário – Proesc, a ser assinado a partir do dia 24 deste mês e que permitirá o ingresso de receitas públicas na Universidade.
Consciente que a luta pela sobrevivência da nossa instituição depende de uma construção coletiva, conclamo-os a nos darem chance para que possamos enfrentar os problemas advindos de consecutivas crises com serenidade e harmonia.
Professora Virgínia Brancato de Brum – Reitora
Disk-notícia:(55)9 9664.2581