Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dicas de Vídeo com Marco Medina

ASSISTA AO “FIM DO MUNDO” NO CONFORTO DA SUA CASA 

Os gêneros cinematográficos são muitos, mas um dos que mais agrada a maioria é o tal cine-catástrofe. E o mercado que já era próspero neste tipo de filme, resolveu tirar mais uma fatia deste imenso bolo, que tem a propagada Profecia Maia como ingrediente principal. Especialistas e estudiosos da profecia, legado deste povo milenar, já alertaram: dos 15 mil textos maias, nenhum fala em “Fim do Mundo”. Parece que houve um erro de interpretação. A tal data de 21 de dezembro de 2012 foi predita, originalmente, como o final de um ciclo e o início de outro. Uma espécie de Nova Era ou a Era de uma Nova Consciência. No lado acadêmico, existe uma versão científica que diz que um novo e desconhecido astro irá invadir nosso sistema solar a partir de 2011, o que culminaria com uma interferência no campo eletromagnético do sol. Este evento cósmico enviaria “respingos” nada agradáveis ao planeta terra, entre eles o colapso no sistema de telecomunicações, sem falar de outros problemas, difíceis de classificar com precisão. 
Independente de quem seja o detentor desta “Verdade”, o certo é que até os mais céticos ficam com o pé atrás quando o assunto é Fim dos Tempos. Com o clima entrando em colapso, rachaduras gigantes em solo africano, anomalias eletromagnéticas que estariam interferindo em vôos intercontinentais, e outras catástrofes naturais acontecendo em todo o planeta, é de se pensar que alguma mudança está havendo na configuração original do planeta – como já aconteceu no passado. Lembram do famoso “Dilúvio Universal” narrado em várias culturas? 
Pois é! Talvez a fissura das pessoas por filmes que retratem o que seria o final dos tempos, esteja ligada ao eterno questionamento do ser humano sobre o nosso futuro. Um questionamento quase hormonal, que sempre nos remeterá à velha pergunta: de onde viemos, por que viemos, para onde vamos? 
E a coisa toda começou com “Guerra dos Mundos”, em 1953, quando decidiram filmar o livro homônimo do ficcionista H.G. Wells, que narra uma invasão alienígena. Uma novela de rádio, inspirada nesta obra, provocou pânico real e de grandes proporções, porque as pessoas realmente pensaram que a terra estava sendo invadida por alienígenas, tamanho o realismo da dramatização. Em 2005, uma nova versão estrelada pelo Tom Cruise, fez muito sucesso nos cinemas e nas locadoras. Mais recentemente, a partir da década de 80, os cinemas do mundo inteiro – sem querer fazer trocadilho – foram inundados por um sem fim de filmes, onde a humanidade seria fatalmente dizimada. Em “Armageddon” e “Impacto Profundo”, um meteoro gigante ameaçou a espécie humana; “The Day After - O Dia Seguinte”, de 1983, provocou pânico também fora do cinema, porque na época do lançamento do filme ainda existia a Guerra Fria entre Rússia e EUA, o que significava que uma hecatombe nuclear, naquela época, não era tão ficção assim. Mais tarde, a ameaça alienígena retorna com “Independence Day”, que lotou cinemas no mundo todo. Depois, houve um período em que pareceu que o tema estava esgotado. Mas, eis que surge “O Dia Depois de Amanhã”, do diretor Roland Emerich, não por acaso, o mesmo diretor do recente “2012, O Filme”, lançado este ano em DVD. 
Profecias à parte, o bom mesmo é relaxar na frente da TV e curtir toda a tecnologia dos efeitos especiais que, a cada dia, estão mais próximos da perfeição. 
Agora, surge uma pergunta: por que a maioria das pessoas é tão apaixonada por este gênero de filme? Os psicólogos explicam: alguns teorizam que, a exemplo dos filmes de terror clássico - com assombração, “serial killer” e outras coisas horrendas -, mesmo que o espectador saiba que tudo aquilo é de mentira, ao final da história, depois de muitos mortos e feridos, e de muitos sustos, este mesmo espectador sente uma espécie de alívio por não ter feito parte desta trama macabra. Ou seja, ele sobreviveu aos perigos a que ficaram expostos os personagens do filme, e isso lhe faz bem. 
Mas, se você é daquelas pessoas que fica impressionada com essas catástrofes todas, deixe essas filmagens apocalípticas de lado e dê uma conferida nos “Lançamentos” para se atualizar; ou, não perca tempo, e veja o que “Já Passou...”. 
Está certo! Se o seu gosto cinematográfico é mais diferenciado, então não deixe de ler com atenção as sinopses dos filmes “Alternativos”. Você encontrará produções com muito conteúdo e que, de alguma forma, nos deixam uma mensagem e um ensinamento. Assim, de quebra, além do prazer do puro entretenimento, você ainda pode aprender alguma coisa. 
Então, aproveitem e usem o tempo presente da melhor maneira possível, porque em dezembro de 2012, não sei não...! 
Abraço! Até a próxima! 

LANÇAMENTOS 

QUINCAS BERRO DÁGUA: imagine que o seu “companheiro de copo” morra. Imagine que a turma do bar não aceite a perda do “Rei” dos botecos, bordéis e gafieiras da Bahia, e resolva roubar do velório o corpo do amigo querido. Obvio! É confusão, na certa! Esta é a trama central de Quincas Berro Dágua, que tinha esse apelido porque só bebia cachaça. Até que um dia, por engano, toma um gole d’água e dá um berro desesperado que, segundo o autor da história, o grande Jorge Amado, é ouvido em toda a cidade de Salvador – e que chegou a estremecer a cidade. Estrelado por um grande elenco, composto, entre outros, por Marieta Severo, Vladimir Brichta e Mariana Ximenes, já se consagrou como uma das melhores comédias do ano. A estória do filme é muito fiel ao livro. Imperdível! 

Tema/gênero: relacionamento/comédia Tempo: 101 minutos 




ALVIN E OS ESQUILOS 2: o primeiro filme foi um sucesso estrondoso e, como já é tradição nos filmes de animação, arrebatou o público adulto também. Típico filme para reunir toda a família na sala, desta vez eles terão que enfrentar uma nova ameaça chamada “As Esquiletes”: um trio de lindas e talentosas esquilinhas descobertas pelo malvado ex-empresário dos Esquilos. É diversão certa, muitas risadas e um show de efeitos visuais, proporcionado pela alta tecnologia usada nos arrebatadores filmes de animação. Dê-se um tempo e assista a esse filme. 

Tema/gênero: amizade/comédia de animação Tempo: 88 minutos 



STARSTRUCK, MEU NAMORADO É UMA SUPERESTRELA: se você é pré ou pós-adolescente, ou o próprio, assista a esse filme e curta tudo em Edição Especial Estendida. Ou seja, quem assistiu no cinema não viu tudo. E a história é o seguinte: quando o jovem e charmoso pop star Christopher Wilde (Sterling Knight) esbarra em Jéssica Olson (Danielle Campbell), uma garota de uma cidade interiorana, eles começam a viver hilárias aventuras tendo Hollywood como cenário. Convide seus amigos – se preferir, toda a família -, e aprecie as cenas estendidas, além de “Cantando Junto com o Filme” e três videoclipes exclusivos – disponível apenas em DVD. Uma das melhores pedidas do ano para o público jovem. 

Tema/gênero: aventura juvenil/comédia musical 



JÁ PASSOU... 




ARN, O CAVALEIRO TEMPLÁRIO: o filme saiu pela Paramount, chegou sem muito alarde, mas teve gente que achou melhor do que “Cruzada”. Com muitas cenas de batalhas e enfrentamentos, narra a história de Arn e Cecilia, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos. As passagens que envolvem Saladino, o líder dos muçulmanos, já valem o filme. Um épico que entrará para a lista dos melhores. 

Tema: Cruzadas / aventura tempo: 128 minutos 







PASSAGEIROS: os ingredientes deste suspense de tirar o fôlego são: um acidente aéreo, sobreviventes, e uma psiquiatra que vai entrevistá-los, na tentativa de esclarecer o que realmente aconteceu. Há suspeitas de que a empresa aérea está escondendo algo sobre a tragédia. O mistério aumenta quando alguns sobreviventes começam a desaparecer. Mas... eu não posso contar tudo! Assista ao filme e desvende um final surpreendente e emocionante. 

Tema: suspense tempo: 92 minutos 





O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON: se você não viu, talvez tenha ouvido falar do estranho caso do “cara” que nasceu com 80 anos e vai, ao longo do filme, ficando jovem. É! É isto mesmo. Vencedor de 3 Oscar, e tendo o Brad Pitt e a Cate Blanchett como protagonistas, mesmo assim, o roteirista tem que ser meio gênio para não deixar o filme monótono e cansativo. E o roteirista provou que é mesmo um gênio na hora de montar a história. Sucesso absoluto. 

Tema: envelhecimento / romance e aventura tempo: 165 minutos 




ALTERNATIVOS 



21 GRAMAS: o título do filme causa estranheza e desperta a curiosidade. Mas não é pra menos. Foi baseado numa experiência real, em que um cientista conclui e afirma que o “peso” da alma de um ser humano teria 21 gramas. Para se aprofundar no tema, é bom começar a estudar física quântica e mundo sub-atômico. Mas não é exatamente o que o diretor do filme faz. Na verdade, ele tenta nos dizer que existem conexões invisíveis que fazem o destino das pessoas se cruzarem com uma sincronia incrível. Um roteiro profundo que nos deixa pensando. 

Tema: drama / mistérios da vida tempo: 125 minutos 






CÓDIGO 46: imaginem o número de inseminações artificiais feitas atualmente. Depois, imaginem que num futuro, não muito distante, você poderá “transar” com uma pessoa que pode ter um parentesco com você. Para que isso não ocorra, o mundo foi dividido em zonas restritas, onde ninguém é compatível. Só que alguns acabam violando estas normas. Quando o personagem do Tim Robbins, uma espécie de fiscal, vai investigar um desses casos, ele próprio poderá ser o novo criminoso dentro do que prevê o enigmático Código 46. 

Tema: ficção / drama e romance tempo: 93 minutos 





O PECADO DA FÉ: A história se passa no século XVIII, quando a França e a Inglaterra lutam pelo domínio sobre a colônia canadense Nova França. O ponto central é a paixão secreta que o padre Thomas nutre pela viúva Marie, uma jovem que é afastada do seu grande amor pelas armadilhas montadas pelo padre enciumado. No elenco, entre outros, o grande Gerard Depardieu. 

Tema: drama de época tempo: 143 minutos 

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.