Coluna-Ponto-de-Vista-1

SANTA CASA: NOVA COORDENAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM É EMPOSSADA DURANTE O “CAFÉ COM O PROVEDOR”

Fernanda assumiu a Coordenação e Chefia dos Serviços de Enfermagem
Recentemente, o provedor da Santa Casa – Roque Montagner – no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Processo Democrático realizado no último dia 19, contando com a colaboração da psicóloga Silvia Marques Costa e do Coordenador do RH – Sinval Teixeira, nomeou a enfermeira Fernanda Bisognin Felice para assumir a Coordenação e Chefia dos Serviços de Enfermagem da Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, tendo como vice-coordenadora a Enfermeira Ana Carolina Feldns. 
Segundo o provedor, o período de gestão de Fernanda Felice é compreendido de 1º de novembro deste ano até 1º de novembro de 2011, quando será realizada uma nova eleição. Ele explica ainda que a recente nomeação é em substituição a Enfermeira Simone Gobbi,que com elevado desempenho cumpriu a nobre missão de coordenar os Serviços de Enfermagem da Instituição, sendo merecedora da nossa mais alta estima e consideração. Para tanto esperamos que a Enfª Simone continue nos ajudando e participando do processo de transição da nova Coordenação. O provedor ressaltou que atualmente a Sta.Casa conta com 15 enfermeiras, 156 técnicos de Enfermagem e 41 auxiliares, totalizando 212 profissionais de saúde. Na tarde de terça-feira (26), foi realizada a solenidade de posse da nova Coordenadora - Fernanda e da vice - Ana Carolina, durante o tradicional “Café com o Provedor” que aconteceu nas dependências do Salão Nobre da Sta.Casa. 
“Quando nos reportamos ao rastreamento histórico da prática da enfermagem brasileira, desde a década de 40 até nossos dias, defrontamos com o enfermeiro desempenhando, a função de gerente dos serviços de enfermagem, principalmente no mercado de trabalho hospitalar. A formalização de uma autoridade legal, associada ao papel já desempenhado pelo enfermeiro ao longo dos tempos em organizações de saúde, determinaram-lhe a responsabilidade pela administração da assistência de enfermagem. Essa prerrogativa, perante seu grupo determina ao enfermeiro a responsabilidade de tomar decisões, exigindo seu cumprimento de maneira a concatenar com os objetivos e a utilização dos recursos da organização. Desta maneira, podemos afirmar que a administração da assistência de enfermagem materializou-se num gerente ou simplesmente um coordenador, afirmou Roque Montagner. 
O provedor destacou ainda que para que o enfermeiro possa exercer o papel de gerente frente à equipe de enfermagem, na busca de resultados, junto aos pacientes/clientes nas organizações de saúde, impõe-se um esforço pelo trabalho em grupo. Já no que se refere ao alcance das atividades desenvolvidas por outras pessoas, toma-se essencial para a gerência a cooperação dos mesmos, através de ações coletivas, na busca de um objetivo comum. Esse objetivo comum requer uma racionalidade calculada, que deve ser estabelecida através do planejamento, da divisão do trabalho, do controle e da coordenação”, concluiu o provedor. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.