Coluna-Ponto-de-Vista-1

UM COLORADO NO ORIENTE MÉDIO

kkkkkkkPor: Giancarlo Bina
À pedido do meu amigo Anderson, venho retratar um pouco da experiência vivida na viagem ao Oriente Médio, junto com o Sport Club Internacional, durante o Mundial de Clubes da Fifa 2010. A apreensão era intensa já que uma viagem de aproximadamente 40 horas, incluindo terrestre, vôos e conexões, entre São Gabriel e Dubai, sempre se torna cansativa. Quanto à ansiedade pelos jogos então...Mas, por incrível que pareça, a viagem foi tranquila, com uma breve escala na Alemanha, Aeroporto de Frankfurt (belíssimo) e a chegada na véspera do primeiro jogo à bela e moderna Dubai.
Já na chegada, fomos recepcionados por uma guia colombiana, o que facilitou a comunicação. Ela nos trouxe um pouco de informações da cidade que tem 80% da sua população formada por imigrantes coreanos, japoneses, paquistaneses, indianos que se aproveitam das possibilidades de emprego oferecidas naquele país. Os Emirados Árabes Unidos são compostos por 7 estados, sendo que Abu Dhabi é a grande capital, repleta de petróleo e Dubai é o ponto turístico, por seus arranha-céus de arquitetura moderna e única, suas opções de lazer e receptividade aos visitantes.
Detalhes interessantes remetem ao fato de que os árabes daquela região são extremamente rígidos quanto a seus costumes, especialmente os de Abu Dhabi, onde esposas e maridos não podem trocar afeto em público, mulheres não usam roupas sensuais e seus métodos de rezas muçulmanas acontecem 4 vezes por dia. É bem comum observar pessoas ajoelhadas ou deitadas fazendo suas preces.
O futebol nos pregou uma peça, o Internacional perdeu para o Mazembe, clube africano de torcida bem animada, mas que joga um futebol tipo time de segunda divisão do Campeonato Gaúcho, com muita força, lances viris, mas sem técnica apurada. Foi um banho de água fria para todos os quase 10000 colorados que se aventuraram pelos Emirados. Uma pena. Mas a vida é assim, o futebol é apenas um jogo e esses detalhes acontecem. Não será a primeira nem a última vez que um grande clube é vergado em uma competição por uma equipe menor.
Ainda bem que os Emirados nos oferecem opções maravilhosas para esquecermos os fracassos da vida...Conhecemos o deserto, andamos de camelo, tivemos um jantar típico, com direito a dança do ventre e outros, em uma cidade próxima à Dubai.Fizemos um passeio com emoção, levados por carros que praticamente voavam pelas areias do deserto. Visitamos o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, com seus mais de 200 andares, onde, a seus pés, vimos o espetáculo de águas dançantes, onde música, água, fogo e luzes se misturam em um espetáculo gratuito e inimaginável a nossos olhos.
Ufa! São tantas coisas...E fomos decidir o terceiro lugar do Mundial Fifa contra o time coreano, muito fraco, tímido, facilmente batido pelo colorado. Foi um prêmio de consolação para um ano onde conquistamos a Libertadores pela segunda vez. Tive o prazer de ver a grande final, onde a Inter patrolou o Mazembe e o melhor foi assistir Júlio César, Maicon, Thiago Motta, Cambiasso, Etoo. Grande jogadores de uma equipe merecidamente campeã, pois soube se sobrepor a um adversário tecnicamente inferior. Os italianos nos perguntavam como poderia o Inter perder para aquele time africano de tamanha ingenuidade...Coisas do futebol, amigo!
Ainda conhecemos vários shoppings de tamanhos intermináveis, o maior aquário do mundo, o único Hotel 7 estrelas dos Emirados, à beira do mar e pudemos finalizar com a conquista da neve no retorno à Frankfurt.
Foi uma viagem inesquecível. No futebol não conquistamos o que queríamos, mas pudemos ver nosso time em ação, independente do resultado, sempre seremos colorados, pois o que importa é estar ao lado de nossa grande paixão.É isso que nos alimenta. Por outro lado, ficou a impressão de que o petróleo tudo pode, os Emirados vivem disso, seus Sheiks parecem ser os donos do mundo, tamanha a capacidade de evolução de um território implantado no meio de um deserto sem fim. Concluo colocando algumas fotos e sugiro que apreciem a beleza do lugar.....Feliz 2011 a todos!

clip_image002
Amigos do Consulado que desbravaram os Emirados Árabes Unidos
clip_image004
Nós e família árabe, às portas do Estádio Zayed, em Abu Dhabi
clip_image006
Colorados no deserto
clip_image008
Show de dança do ventre no deserto.
clip_image010
Parque da Ferrari...tem mais de 80 modelos destes...
clip_image012
Decisão do terceiro lugar...o time colorado cumprimenta a torcida!
clip_image014
Vista de Dubai, no alto da torre do Burj Khalifa, maior prédio do mundo
clip_image016
Show das Águas Dançantes, inesquecível
clip_image018
Neve de Frankfurt...espetáculo parnasiano!
clip_image020
Praça Central coberta de neve

2 comentários:

  1. Faltou a foto do Kidiaba, que representa o maior FIASCO do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela viagem, pelo apoio ao timão vermelho! Jogo é para ganhar ou perder! Seu fascinio é imprevisibilidade! Não foi qualquer um que pode ir até DUBAI. Qem foi enriqueceu sua bagagem.
    PARABÉNS AO ANDERSON EM PROPICIAR ESTA REPORTAGEM.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.